Internacional: Açúcar

Seca na Europa e guerra na Ucrânia afetam mercados globais de açúcar, aponta Rabobank

De acordo com analista do banco holandês, o preço do produto branco é o mais afetado em um primeiro momento


NovaCana - 30 set 2022 - 09:05

A estiagem que assola a Europa e ameaça a safra de grãos do continente também traz consequências para a produção de beterraba sacarina, conforme o estrategista global do Rabobank para o setor de açúcar, Andy Duff. Em podcast gravado pelo banco, ele explora como a indústria de açúcar europeia está sendo afetada pelo clima e pela guerra na Ucrânia.

“A área plantada de beterraba na União Europeia caiu em torno de 4% esse ano em comparação com a safra passada”, relata.

De acordo com ele, o movimento faz parte de uma tendência de queda que já pode ser vista há vários anos. Entretanto, houve um aceleramento trazido pelo salto nos preços dos grãos e oleaginosas. Neste caso, a oferta foi afetada pela seca e, também, comprometida pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a partir de fevereiro.

Além da menor área dedicada à beterraba, o continente lida com uma queda de produtividade. “Os países onde a seca mais atingiu as lavouras de beterraba são das regiões sul e central da União Europeia. Estamos falando de Espanha, Itália, Romênia e até Áustria”, enumera Duff.

No texto completo – exclusivo para assinantes do NovaCana – saiba mais sobre a produtividade da safra de beterraba europeia, as consequências da guerra na Ucrânia e as estratégias que vem sendo adotadas pelas companhias para lidar com a crise energética no continente.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x