Internacional

Abengoa vende planta de etanol na Holanda para a belga Alcogroup


novaCana.com - 17 jun 2016 - 15:08

Em crise desde que sua matriz espanhola entrou em recuperação judicial, as subsidiárias da Abengoa pelo mundo tiveram que se submeter ao plano de viabilidade da companhia, que inclui a venda de diversos ativos. Uma das principais saídas encontradas pela empresa foi negociar imóveis, terrenos e as usinas de etanol.

Um dos primeiros negócios fechados acaba de ser anunciado. A compra da planta de Roterdã, na Holanda, foi confirmada hoje (17) pela companhia belga Alcogroup, que fechou o negócio em parceria com a Vanden Avenne Commodities e a Vandema. Essa usina havia dado entrada ao processo de falência no país e estava com suas atividades paralisadas desde o começo de maio.

A usina de Roterdã é uma das maiores da Europa, com uma capacidade de produção anual de 480 milhões de litros de etanol, além de 360 mil toneladas de DDG (grãos secos por destilação, utilizados como fonte proteica para alimentação animal), além de gerar 48 MW de eletricidade.

Segundo comunicado da Alcogroup enviado ao mercado, a aquisição é considerada estratégica, mas ainda está pendente de aprovações regulatórias. “[A compra] reflete a nossa forte crença na contribuição positiva das baixas emissões de carbono do etanol para atingir as ambiciosas metas de descarbonização da União Europeia”, alega o documento.

A companhia ainda afirmou que ela e seus parceiros estão empenhados em realizar os investimentos necessários, a fim de “melhorar ainda mais as qualidades intrínsecas da planta”. Também foi reforçada a intensão de reiniciar as atividades da usina ainda esse ano.

A princípio, a Abengoa Roterdã estava com suas atividades paradas, mas ainda negociava seus estoques. Segundo uma fonte consultada pela Platts em maio, logo após a confirmação da paralisação, os reservatórios estavam cheios, mas a expectativa era de uma baixa demanda pelos produtos.

Renata Bossle - novaCana.com


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail