Informe publicitário

Setor sucroenergético é impulsionado por vendas feitas pelas usinas


Superbid Marketplace - Informe Publicitário - 15 out 2020 - 09:04

Desde o início da safra 2020/21 de cana-de-açúcar, o Brasil enfrenta fortes impactos na produção dos canaviais brasileiros, em função da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o mercado se movimenta com fusões e aquisições de grupos e usinas neste período, trazendo uma expectativa esperançosa para o agronegócio.

Antes do início da temporada, analistas do setor já especulavam um mix de produção mais açucareiro em 2020/21. De acordo com um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o setor deverá destinar mais cana para a produção de açúcar, em comparação com a última safra. E em cima dessa safra, deverá concentrar menos cana para a produção de etanol. A priorização do açúcar, bem como as consequências da covid-19, acarretou um desfavorecimento ao etanol, assim como os retornos para as usinas.

De acordo com o órgão, a projeção da temporada é de um total de 35,3 milhões de toneladas de açúcar. Para compararmos com a última safra, foi um aumento de 18,5% em cima dos 29,8 milhões de toneladas de açúcar produzidas.

Como estão as usinas de etanol?

Neste cenário, o aumento da produção de açúcar se torna uma saída para reduzir os impactos da crise e mitigar os efeitos da redução da demanda do combustível. Dessa forma, além de contornar as adversidades trazidas pelo novo coronavírus, a produção de cana-de-açúcar tentará ganhar mais espaço.

Impulsionado pela visão de preparação de frotas e produção para o primeiro trimestre de 2021, o mercado de máquinas e equipamentos agrícolas se mantém otimista pela mudança no setor, oferecendo maiores oportunidades em ofertas.

A Cogo - Inteligência em Agronegócio informa que existem algumas usinas que conseguiram maximizar a produção de açúcar por conta do prejuízo do etanol. No entanto, também de acordo com o relatório, apenas 20% da oferta de etanol é produzida por usinas que não comercialização o açúcar. Por isso, elas encontram dificuldade em logística para exportar.

A grande perspectiva do quadro é de maior oferta da cana-de-açúcar, resultando em pelo menos 55% de etanol no mix. Dessa forma, os preços do etanol despencaram para R$ 1,38 por litro em abril. Em comparação, anteriormente, o combustível era adquirido por R$ 2,16 por litro em março.

Leilão online é alternativa para adquirir máquinas e equipamentos agrícolas

De olho em ampliar os ganhos do setor em momentos de crise econômica, a aquisição de máquinas agrícolas usadas por meio de leilões vem contribuindo para essa recuperação, com a otimização da aquisição. De acordo com um levantamento do Superbid Marketplace, plataforma de transações on-line, em julho deste ano, registrou 63% de aumento no número de pregões de maquinários agrícolas, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

As máquinas ofertadas no Superbid Marketplace são de propriedade de grandes empresas do setor do agronegócio, como cultivo de álcool, papel e celulose, grãos entre outros, que renovam a sua frota através de projetos de desmobilização e renovação de frota localizados em todo o Brasil.

A Maisativo, empresa de intermediação do Grupo Superbid, é responsável por estruturar, avaliar e preparar as informações das condições e fotos para validar as condições dos bens, aproximando a oferta da demanda.

Como participar de leilões online

Os leilões e as oportunidades de venda direta do Superbid Marketplace são abertos para o público e qualquer pessoa pode participar. A data de encerramento é determinada antes do início da oferta e no portal se apresentam distintos projetos de grandes empresas.

Os participantes têm à disposição um cronômetro, que mostra, em tempo real, quanto tempo falta para que o encerramento dos eventos além da opção de favoritos, para ter seus lotes com acompanhamento. Quando o relógio é zerado, na data e encerramento determinado, o maior lance é considerado vencedor.

Para participar, é necessário realizar um cadastro prévio no site. Para garantir a segurança dos vendedores, o cadastro inclui informações como RG, CPF e comprovante de endereço (para pessoa física) e CNPJ, contrato social e comprovante de endereço (para pessoa jurídica).

superbid saibamais 071020