Informe publicitário

Manutenção adequada de tanques proporciona maior competitividade para usinas

Medidores de espessuras ajudam na preservação dos meios de processamento e estocagem de produtos e subprodutos do setor sucroenergético


Intermetro - Informe publicitário - 10 mar 2021 - 10:35

A capacidade de armazenamento de etanol é um ponto estratégico para o setor sucroenergético. Construir e manter este tipo de estrutura, submetida a produtos corrosivos, gera gastos. Porém ter potencial para estocar e vender o biocombustível em momentos de preços mais vantajosos pode fazer toda a diferença nas receitas e no lucro.

Saber escolher corretamente o tipo de estrutura para a estocagem e providenciar sua manutenção é um estímulo à competitividade neste mercado. Para esta tarefa, existem equipamentos e sistemas com a tecnologia por ultrassom: os medidores de espessura. Estes equipamentos trazem benefícios de segurança para as medições necessárias à manutenção das estruturas utilizadas no processamento e armazenamento de grãos e de produtos e subprodutos do setor sucroenergético.

Silagem

Silagem é o nome dado ao produto do processo de ensilagem. A ensilagem, por sua vez, é a técnica de fermentação controlada das forrageiras (grupo de plantas utilizadas na nutrição animal, como por exemplo, capins e leguminosas, braquiária, cana-de-açúcar, milho entre outros), que são trituradas, compactadas e armazenadas sem a presença de oxigênio, em estrutura física denominada silo.

O silo permite estocar grande volume de alimento, sem permitir a entrada de ar ou água por um longo período, ocupando pouco espaço. Manter essas estruturas em condições apropriadas está relacionado com a qualidade do produto que a companhia deseja oferecer ao mercado. Investir em máquinas e equipamentos e mantê-los plenamente operacionais, são passos fundamentais para um negócio ser estável e competitivo.

intermetro silos 080321

Medidores de espessura por Ultrassom garantem o processo de manutenção das estruturas e dos silos de forma apropriada (crédito: Canstock Photos)

Os silos disponíveis hoje no mercado brasileiro são capazes de armazenar de 6 a 36 mil toneladas de grãos. Em grandes ou pequenas áreas, o cuidado com a segurança da operação e manutenção precisa ser constante. Os acidentes envolvendo silos no Brasil são raros, mas geralmente as ocorrências e as perdas associadas, estão relacionadas com falta de controle, de manutenção ou condição inadequada de operação das estruturas.

Neste caso, os medidores de espessura por método de ultrassom são equipamentos e sistemas que são grandes aliados ao setor, pois são destinados à medição precisa da espessura das paredes das estruturas de grande extensão, como é o caso dos silos.

Os equipamentos da marca Shantou Institute of Ultrasonic Instruments (SIUI), com grande aplicabilidade no mercado internacional, apresentam estrutura compacta e portátil, são de fácil operação e baixo consumo de energia, além de permitirem armazenamento de dados para geração de relatórios e atendimento à proteção ambiental IP65 (IP67 opcional). Eles ainda realizam medições de espessura e velocidade sônica de alguns materiais, podendo ser metal, plástico, entre outros, baseado no princípio da medição por ultrassom.

Os dados armazenados, por sua vez, podem ser transferidos para um computador, via porta USB, e sua função de armazenamento permite até 5 mil ajustes de dados da medição e 100 ajustes de dados de parâmetros de ajuste. Além de isso, garante economia de energia, pois o desligamento é automático e indica quando a bateria está fraca.

Os medidores de espessura por ultrassom da SIUI permitem que o trabalho se torne muito mais prático, além de assegurar a qualidade do material inspecionado, sendo indicado para grandes ou pequenas espessuras; chapas ou tubulações etc.

A verificação de perda ou redução de espessura em equipamentos em operação, causada principalmente por corrosão interna, também pode ser detectada pelo método.

Atualmente, a linha de equipamentos SIUI conta os modelos CTS 30A, 30B, 30C, 49, 59 e o mais novo lançamento, Smartor, que combina o ultrassom convencional e o medidor de espessura. Alguns desses modelos, também podem ser utilizados sem a necessidade de remoção da camada de tinta da peça a ser inspecionada.

Ao adquirir um equipamento como estes, a indústria ganha produtividade e se torna mais competitiva, fincando um passo à frente no mercado.

A Intermetro comercializa os equipamentos da SIUI com os melhores custos e garantia.

Confira alguns clientes da Intermetro:

intermetro clientes 080321

Serviço

Intermetro
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 5071-2764
Whatsapp: (11) 985-115-422
Facebook: @InterMetroServicos
Instagram: @intermetroservicos
Linkedin: Intermetro Serviços Especiais
YouTube: Intermetro


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail