BASF
Informe publicitário

Como garantir a máxima extração de açúcar?


Spraying - 24 jan 2019 - 09:00 - Última atualização em: 30 jan 2019 - 09:55

chuveiro jato abre

Um grande desafio das usinas de açúcar e etanol é a eficiência na extração do açúcar. O processo de embebição de moenda, quando realizado de forma ineficiente, gera perda de extração e lucratividade. Nessa etapa, o ideal é que o processo resulte no máximo aproveitamento da matéria-prima.

A embebição é um processo dependente da distribuição ideal de água para umedecer o bagaço de cana adequadamente e resultar na maior extração possível. Muitas usinas utilizam tubos furados ou calhas, porém esse recurso precário é caracterizado pela cobertura deficiente. O resultado é perda de produção devido à extração ineficiente porque o bagaço não está embebido adequadamente para a extração do caldo.

Além disso, um consumo de água acima do necessário estabelecido pela usina, de acordo com a quantidade de fibras na cana, gera consumo desnecessário de vapor que poderia ser usado na cogeração de energia.

SUGESTÃO TÉCNICA DA SPRAYING SYSTEMS: Realizar a embebição pressurizada de moenda utilizando os CHUVEIROS COM ESCOVA. Uma novidade em termos de equipamento, que com pulverização precisa e CV ideal, resolve o problema de distribuição ineficiente da água de embebição e traz aumento na eficiência de extração.

Distribuição uniforme da Água – A importância do CV ideal

dimensionamento coeficiente variacao 002

Um dos aspectos que precisam ser observados no sistema de pulverização utilizado nessa etapa do processo produtivo é o Coeficiente de Variação (CV), que está relacionado à uniformidade de distribuição e dependerá de fatores como a precisão do bico, o padrão de distribuição, a altura de pulverização, o ângulo do jato e o espaçamento entre bicos. Um baixo Coeficiente de Variação assegura a distribuição uniforme da água, garante a embebição do bagaço por completo e eleva o índice de extração de açúcar.

A escolha correta do sistema de pulverização é essencial para garantir a eficiência do processo.

shutterstock 363752660 003

Caso de sucesso

Chuveiro para embebição pressurizada

Uma usina de açúcar substituiu em três moendas os mecanismos antigos de embebição pelo Chuveiro com Escova Spraying Systems. De imediato, a usina observou um aumento da extração de 96,5% para 96,8%. Como benefício adicional, ainda houve redução do consumo de água, redução no consumo de vapor para evaporação e redução da energia para bombeamento do caldo.

O aumento da rentabilidade depende da situação particular de cada unidade industrial. Mas, considerando o ganho de 0,3% na recuperação de açúcar ART nesta etapa, que é normalmente encontrado numa embebição eficiente, chegamos a um incremento médio de R$ 400 mil por milhão de tonelada, gerando um payback imediato.

Por que o chuveiro com escova é a melhor solução para embebição?

O chuveiro com escova é um sistema de pulverização precisa com tecnologia Spraying Systems bastante versátil para usinas de açúcar e etanol. Suas escovas internas deixam os bicos sempre limpos e desentupidos com o acionamento de um volante, que pode ser manual ou automático. Além disso, ao garantir um baixo CV e a distribuição uniforme da água, há o aumento do índice de extração de açúcar.

Manifold com escova para lavagem de tela do filtro prensa Adecoagro 7 (003)

Quer saber mais sobre como diminuir o consumo de água e aumentar a sua produtividade? Fale com os especialistas na indústria de açúcar e etanol da Spraying Systems e mude sua maneira de pulverizar.
[email protected]
(11) 2124-9509