PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Usinas

Usina Unaçúcar encerra atividades em Pernambuco


Valor Econômico - 31 mar 2014 - 17:38 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) informou nesta segunda-feira o fechamento da Usina Unaçúcar, localizada no município de Água Preta, na zona da mata do Estado. De acordo com a entidade, cerca de 2 mil pessoas vão perder seus empregos com o fim da operação da unidade.

A Unaçúcar, que tinha capacidade para moer 350 mil toneladas de cana por safra, se junta a outras quatro usinas pernambucanas que, sem condições de competir no mercado nacional, fecharam as portas nos últimos cinco anos.

As usinas do Estado também sofreram com a seca que atingiu o Nordeste nos últimos três anos. Apesar de ficarem fora do semiárido, as unidades também foram afetadas pela falta de chuvas.

No ano passado, os produtores da região Nordeste conseguiram uma subvenção do governo federal no valor de R$ 12 por tonelada (limitado a 10 mil toneladas por produtor) por conta dos prejuízos causados pela estiagem. A subvenção continuará sendo paga em 2014.

Apesar disso, o sentimento no setor é de preocupação. "O fechamento sistêmico das usinas mostra que algo precisa ser feito urgentemente para evitar o colapso total do setor sucroenergético ? um dos segmentos ainda mais relevantes para o Produto Interno do Estado", disse, em nota, o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima.

A região Nordeste representa hoje menos de 10% do setor sucroalcooleiro nacional. Está prevista para a safra 2013/14 a moagem de 54 milhões de toneladas de cana, queda de 10% em relação à safra anterior. A produção nacional está estimada em 640 milhões de toneladas na atual safra.


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x