PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Usinas

Petrobras considera venda de algumas usinas de etanol, dizem fontes


Reuters - 18 jun 2015 - 08:46

Com participação em três empresas sucroenergéticas, a Petrobras estuda vender algumas usinas de etanol dentro do seu plano de desinvestimento, disseram duas fontes com conhecimento do assunto, e poderá focar em nichos mais rentáveis para a companhia no mercado de biocombustíveis.

"Essa, sim, é uma discussão. Você pode estar no comércio, na geração de valor e não estar em toda a cadeia, que vai desde a produção de etanol até a venda", disse uma das fontes com conhecimento direto dos planos da estatal.

"Como temos ativos de logística, e são vários e enormes, pode gerar muito mais valor na logística que na produção" acrescentou a fonte que pediu para não ser identificada.

A estatal possui participação nas sucroalcooleiras Guarani (SP), Nova Fronteira (GO) e Bambuí (MG) que, juntas, detém nove usinas. Na área de biodiesel é acionista de outras três empresas. Entre as seis investidas no setor de biocombustíveis, apenas a Nova Fronteira, joint-venture com o grupo São Martinho ofereceu lucro em 2014, de R$ 70,8 milhões, mesmo assim insuficiente para cobrir as perdas de seus pares. 

Há seis anos a divisão opera no vermelho e acumula prejuízos superiores a R$ 1 bilhão.

A Petrobras já mostrou ativos para potenciais compradores, disse uma segunda fonte à Reuters, após ser informada sobre os planos da companhia.

Ambas as fontes pediram para não serem identificadas, já que a estatal ainda não tomou uma decisão.

A Petrobras, que está no centro de um escândalo de corrupção, deve divulgar até julho os detalhes de uma profunda redução nos investimentos, de cerca de 30 por cento, em seu Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

Os desvios de dinheiro de contratos da estatal para empreiteiras, políticos e executivos de grandes companhias, a queda nos preços do petróleo, a produção estagnada e a maior dívida mundial acumulada por uma petroleira obrigaram a companhia a rever seus investimentos.

Prejuízos da Petrobras Biocombustível com etanol e biodiesel

Relembre o impacto do setor sucroalcooleiro nas perdas da Petrobras e saiba mais sobre a crítica situação da PBio aqui.

Rodrigo Viga Gaier

Texto adicional por novaCana.com

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x