Usinas

Mais de 20% das usinas sucroenergéticas do Brasil estão com as atividades paralisadas

Levantamento feito pela RPA Consultoria levou em consideração uma amostra de 407 unidades, localizadas em 10 estados


novaCana.com - 20 mai 2020 - 11:11 - Última atualização em: 21 mai 2020 - 09:43

Não é de hoje que o setor de açúcar e etanol é afetado por crises econômicas, com o consequente fechamento de unidades. Segundo dados da RPA Consultoria, das 444 usinas existentes em 2019, 101 estavam paradas, o equivalente a 23% do total.

Esta porcentagem se repete em um novo levantamento da consultoria, feito com 407 usinas de dez estados. Deste número, 95 unidades estão paradas – 40 delas em São Paulo, maior estado produtor de etanol do país.

O resultado está dentro das expectativas da companhia. Em janeiro, o sócio-diretor da RPA Consultoria, Ricardo Pinto, afirmou que as próximas safras podem trazer a reabertura de algumas unidades. No entanto, a situação ainda deve permanecer estável em 2020, com modificações dentro de dois a três anos.

De acordo com ele, a tendência é crescer o número de reativação de boas usinas que estavam paradas por conta da escassez de matéria-prima. Além disso, usinas em situação financeira ruim podem trocar de mão, principalmente quando suas controladoras estão em recuperação judicial. “Se os juízes definirem que estas usinas vão para leilão, devemos ter um crescimento de unidades viáveis em regiões de menor competição por cana e por terra”, explica.

A perspectiva, porém, era anterior à pandemia de coronavírus e às bruscas quedas no preço do petróleo, que afetaram a demanda e os preços do etanol. Segundo dados de especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo, um quarto das usinas de cana atualmente em operação pode fechar as portas por conta da nova crise.

Para a RPA Consultoria, alguns estados já estão demonstrando sinais de terem sido afetados pelo atual cenário. É o caso do Rio de Janeiro, onde cinco das dez usinas estão com as atividades paralisadas. Outros estados com um elevado número de unidades paradas em relação ao total são Alagoas (40%), Pernambuco (34,8%) e Paraná (30%).

crise usinas paradas 200520

novaCana.com


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail