PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Usinas

Justiça determina fechamento de setor de produção da usina Porto Seguro

Segundo o magistrado, a empresa deverá manter os empregos e salários


G1 - 06 ago 2021 - 12:24
imae intro
Três funcionários atingidos por uma explosão em uma usina de produção de etanol em junho

A justiça determinou o fechamento do setor produtivo da usina Porto Seguro, em Jaciara (MT), depois que a empresa registrou dois acidentes entre os meses de junho e julho. Em um dos acidentes, três funcionários foram atingidos por uma explosão durante o conserto de uma das estruturas do local.

A decisão desta quinta-feira, 5, foi feita pelo juiz do trabalho Alex Fabiano de Souza. Segundo o magistrado, a empresa deverá manter os empregos e salários.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPTMT) levando em consideração dois episódios de acidentes graves que aconteceram entre junho e julho na usina.

A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a usina para saber se a empresa já foi notificada.

O magistrado levou em consideração o que diz o MPT: que a usina não cumpre parte das obrigações de segurança e saúde no trabalho, a exemplo de que nas últimas semanas houve uma explosão de um cilindro de etanol que atingiu três trabalhadores com queimaduras graves. A decisão lembra ainda de um incêndio que começou depois que uma caldeira pegou fogo.

O juiz diz que fica evidente que a usina está mal administrada em relação à segurança e saúde de trabalhadores e que é um local de grave risco à vida.

Assim, a Justiça determinou a interdição do setor produtivo da unidade, onde estão os produtos e substâncias inflamáveis e líquidos combustíveis, até que a empresa cumpra as orientações já feitas pelo MPT.

Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 30 mil para o gestor da usina.

Márcio Falcão


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x