Usinas

Inpasa recebe autorização para operar com capacidade ampliada em Sinop (MT)

Unidade aumentou em 16,7% sua capacidade diária de produção de hidratado; para o anidro, elevação foi de 20,9%


NovaCana - 23 ago 2021 - 10:00

A Inpasa Agroindustrial foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a fabricar uma maior quantidade de etanol em sua unidade de Sinop (MT). Assim, a capacidade diária de produção passou a ser de 1,75 milhão de litros de etanol hidratado, com a mesma quantidade de anidro.

A autorização, assinada pelo superintendente de produção de combustíveis da ANP, Thyago Grotti Vieira, foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 20. O documento ressalta que as operações devem respeitar as exigências ambientais e de segurança.

Até então, a usina contava com a capacidade de produção de 1,5 milhão de litros de hidratado e 1,45 milhão de anidro por dia. Desta forma, a ampliação representou aumentos de 16,7% e 20,9%, respectivamente.

Com isso, a usina passa a ser a sétima maior em capacidade de produção de etanol no país, ultrapassando a unidade da FS Bioenergia em Lucas do Rio Verde (MT). Além disso, ela se torna a segunda maior usina de anidro, atrás apenas da unidade da FS Bioenergia em Sorriso (MT).

Nova usina

Além de já possuir unidades em Nova Mutum (MT) e Sinop (MT), a Inpasa está construindo outra usina em Dourados (MS), com investimento inicial calculado em R$ 800 milhões. De acordo com a ANP, a nova planta deve ter capacidade para produzir diariamente até 1,5 milhão de litros de hidratado e a mesma quantia de anidro.

Em maio deste ano, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estabeleceu uma compensação ambiental de R$ 4,09 milhões, que deverá ser paga pela empresa para a instalação da unidade.

Lucas Vasconcelos – NovaCana


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x