BASF
Usinas

Explosão em tanque queimou 11 milhões de litros de etanol, diz Pedra Agroindustrial

Chamas que atingiram estrutura de usina em Nova Independência (SP) foram controladas neste domingo (11)


G1 - 12 ago 2019 - 07:19
Fogo começou no sábado (10); não houve registro de feridos

Após quase 20 horas, os bombeiros conseguiram controlar neste domingo (11) o incêndio que atingiu um tanque de armazenamento de etanol da Usina Ipê, do grupo Pedra Agroindustrial. A unidade está localizada em Nova Independência (SP).

De acordo com a Pedra Agroindustrial, o tanque que explodiu armazenava 11,113 mil litros de etanol. A capacidade total da estrutura, que derreteu por causa da alta temperatura do fogo, era de 20 milhões litros.

Ao todo, 70 bombeiros da região de Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Marília e Bauru participaram do combate às chamas, que começou no sábado (10). Caminhões-pipa da usina também trabalharam para apagar o fogo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal estratégia adotada durante o trabalho foi garantir que os outros seis tanques e os três em construção também não fossem atingidos pelo incêndio.

As equipes jogaram água no tanque para evitar outras explosões. Toda a estrutura do tanque ficou completamente derretida.

Ainda segundo a corporação, as atividades em toda a usina foram paralisadas e a área isolada. Não houve registro de feridos.

As causas do incêndio são desconhecidas e somente a perícia poderá informar. Contudo, a suspeita é que a explosão ocorreu por conta de uma falha na tampa do tanque.

Em nota, a Pedra Agroindustrial confirmou que o incêndio atingiu um dos tanques de armazenamento de etanol e que não houve registro de feridos. A empresa ainda agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e afirmou que ainda não sabe quando retornarão a operação.