Governo federal não sabe quantas usinas de etanol estão funcionando no Brasil
A simples pergunta "quantas usinas estão em atividade no Brasil?" produz respostas diferentes das duas instituições que deveriam informar o governo sobre o setor produtivo. Para confiar nos números do Ministério da Agricultura (Mapa), é preciso descartar o trabalho da ANP e vice-versa.
Uma pesquisa do portal novaCana revelou que o sistema SAPCana tem falhas. E a ANP, que entrou para regular o mercado e fazer um papel que o Mapa não tem condições de fazer, também se atrapalha.
O problema parece não ser apenas de divergência entre os dados, mas de comunicação entre as duas instituições.
O erro foi levantado em agosto, quando o portal novaCana informou ao Mapa que existiam 18 unidades listadas pela ANP que eram ignoradas pelo ministério. O ministério informou que tratou-se de um erro de atualização, mas, posteriormente, acrescentou apenas dois novos nomes. Sobre as demais 16 unidades, se limitou a dizer apenas: "nossa lista está atualizada".
No entanto, o novaCana ligou para as usinas que não aparecem na lista do Mapa e descobriu que, pelo menos, uma delas está a todo vapor, colocando em dúvida a credibilidade do novo sistema do ministério, implantado com o nome SAPCana 2. Que erros mais teriam nas informações utilizadas pelo governo? Estariam as pesquisas da Conab comprometidas, já que os técnicos utilizam a relação de usinas do SAPCana para fazer os levantamentos anuais?
Duas listas, dois problemas
Mas os integrantes do governo que tomam as decisões sobre as políticas para o setor também não podem confiar na relação da ANP. Embora as duas instituições coletem dados para saber quem está moendo cana e produzindo o biocombustível, a apuração do portal novaCana encontrou que tanto o ministério quanto a autarquia vinculada ao MME estão com números equivocados.Existem 25 usinas que sequer estão autorizadas pela ANP, mas foram confirmadas pelo Mapa que estão operando. Importante lembrar que a Resolução nº 26/2012 proíbe que usinas produzam etanol sem a autorização da agência. A situação deixou evidente que a ANP superestimou sua eficiência na análise do cadastro das usinas e segue verificando a papelada recebida fora do prazo determinado pela resolução.
Problema de relacionamento?
O nível de interação entre as duas instituições parece ser bastante restrito. Pois, apesar de ANP ter um convênio com o Mapa para que haja troca de informações, estranhamente a agência entrou em contato com portal novaCana para pedir o nome das usinas que estão no cadastro do Mapa mas não tem autorização da ANP.A ANP parece estar emitindo as autorizações sem ter qualquer acesso ao rico banco de dados do SAPCana, gerenciado pelo Mapa. A situação facilita a discrepância entre os dados oficiais e limita o acesso a informações que ajudariam na regulação do mercado.
O portal novaCana atendeu a solicitação da ANP e enviou o nome das usinas na semana passada. O resultado começou a aparecer nesta semana, quando mais uma rodada de autorizações foi publicada, com o cadastro de 25 usinas. Destas, 24 estavam na lista enviada pelo portal.
Julio Cesar Vedana – novaCana.com