Usinas

Jacyr Costa Filho deixa grupo Tereos; Pierre Santoul assume liderança no Brasil


Diário da Região (SP) - 06 abr 2021 - 12:52 - Última atualização em: 07 abr 2021 - 08:01

Depois de 15 anos na companhia, o executivo Jacyr Costa Filho, líder da região Brasil e membro da diretoria do grupo Tereos, está deixando a empresa a partir desta terça-feira, 6. Com a saída de Costa Filho, Pierre Santoul assume como diretor da Unidade de Negócio Brasil, a partir desta data.

Em comunicado, o grupo informou que Santoul continuará a liderar a unidade de negócio Tereos Açúcar e Energia Brasil. Ele também liderará a unidade de negócio Tereos Amido e Adoçantes Brasil. Em consequência, Kwami Correia, diretor da divisão de Amido e Adoçantes, se reportará diretamente ao executivo e funcionalmente a Christophe Lescroart, diretor da unidade de negócios Tereos Amido e Adoçantes Europa.

As equipes corporativas também se reportarão a Pierre e funcionalmente às suas respectivas equipes na matriz, localizada na França.

A saída de Costa Filho, de comum acordo, acontece após 15 anos no grupo. A empresa ressalta, no entanto, que o executivo dará suporte a Tereos como consultor nos próximos seis meses.

Jacyr Costa Filho iniciou na Tereos em dezembro de 2006, ocupou as posições de diretor-geral e presidente da Açúcar Guarani até 2013, quando assumiu a posição de diretor da Tereos Região Brasil. Desde 2019, atuava como membro da diretoria do Grupo e diretor da Tereos Internacional.

O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e atua no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Dados de novembro do ano passado revelam que o grupo opera 47 unidades industriais e conta com 26 mil colaboradores em 18 países. No período de 2018/19, o grupo obteve uma receita de 4,4 bilhões de euros.

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar e Energia Brasil, Tereos Amido e Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar e Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade).


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail