Usinas

Bevap aposta em irrigação total dos canaviais e atinge produtividade de três dígitos

Projeto, que nasceu com a companhia, alia irrigação por pivôs e por gotejamento


NovaCana - 10 ago 2022 - 15:31

Localizada em João Pinheiro, no noroeste de Minas Gerais, a Bevap Bioenergia é a sucroenergética com o maior projeto de irrigação no país, segundo a própria empresa. Entre as áreas próprias e as de fornecedores, são 30 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar com mais de 150 pivôs; para completar, a companhia também possui irrigação por gotejamento.

Ainda de acordo com a Bevap, a iniciativa nasceu junto com a unidade, que possui capacidade de moagem de 4,5 milhões de toneladas. No momento, a Bevap atua com cerca de 60% desse total e busca a expansão.

Atualmente, a produtividade média dos canaviais é de 109 toneladas por hectare, enquanto a média de São Paulo, estado líder de produção no país, é de 68 t/ha. Já a concentração de açúcar total recuperável (ATR) foi de 140 quilos por tonelada de cana na média até maio de 2022.

Para entender melhor como a irrigação funciona e impacta o dia a dia da usina, o NovaCana conversou com o CEO da companhia, Newton Santana, que assumiu o cargo no final de abril.

O conteúdo foi divulgado inicialmente na newsletter NC+, enviada com exclusividade para os assinantes do NovaCana. O acesso é exclusivo para os assinantes do portal.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x