Usinas

Diferenciais e apostas do grupo Usaçúcar, um dos mais lucrativos do Brasil


NovaCana - 05 ago 2014 - 09:51 - Última atualização em: 30 ago 2014 - 12:30
imae intro
Imagem aérea da sede e do terminal logístico da Usaçúcar em Maringá

Discretamente, o grupo paranaense Usaçúcar - Usina Santa Terezinha se perpetua como uma das empresas mais saudáveis do mercado de açúcar e etanol do Brasil. Na lista das 2 mil maiores empresas do país, a Usaçúcar aparece como a mais lucrativa entre as empresas do setor sucroenergético.

Com previsão de moagem de 19,8 milhões de toneladas para safra atual (2014/15), a capacidade instalada nas dez usinas em operação totaliza 22 milhões de toneladas, colocando a companhia entre as maiores do país, no mesmo patamar de empresas como São Martinho (20 mi/ton) e Guarani (23 mi/ton).

Entretanto, diferente das concorrentes, a Usaçúcar, constituída no anos 60 pela família Meneguetti figura raramente nos holofotes. Fundada por sete irmãos que, acompanhados de um dos cunhados, transformaram um engenho de aguardente em fábrica de açúcar, a empresa iniciou a fabricação de etanol com o Proálcool e teve seu primeiro ciclo de expansão no final dos anos 80.

A incorporação de novas unidades foi retomada em 2003 e, paulatinamente, se manteve até o ano passado, quando o grupo fez sua mais recente aquisição, com a compra da usina Costa Bioenergia, em Umuarama.

Foi assim, aos poucos e sem alarde, que nos últimos dez anos a Usaçúcar viveu um período de forte expansão e mais que dobrou seu número de usinas, passando de quatro para dez.

Além disso, a companhia possui um projeto greenfield incompleto em Eldorado, no Mato Grosso do Sul. O projeto para a instalação da usina foi adquirido da Agrocana Participações, em 2008, junto com a unidade Usaciga. A instalação continua inconclusa e a empresa não revela os planos para a unidade.

A administração permanece nas mãos dos sucessores da família fundadora, o atual presidente é Sidney Meneguetti e há também outros herdeiros na administração das unidades. Em entrevista por e-mail ao novaCana o principal executivo do grupo fala sobre os diferenciais e prioridades da empresa que se mantém, ano após ano, entre as mais lucrativas do setor.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x