BASF
Usinas

ANP aprova Instituto Totum como terceira firma inspetora do RenovaBio


novaCana.com - 03 mai 2019 - 09:34

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou ontem (2) o credenciamento do Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial como firma inspetora do RenovaBio.

A função das firmas inspetoras é realizar a certificação da produção eficiente de biocombustíveis, que caracteriza a entrada das usinas no RenovaBio e permite a emissão de créditos de descarbonização (CBios).

Conforme a ANP, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), a empresa já está apta a atender demandas de certificação de produtores. Esta é a terceira empresa aprovada pela agência, que já havia autorizado a Green Domus Desenvolvimento Sustentável e a SGS ICS Certificadora.

O Instituto Totum não é desconhecido do setor sucroenergético, especialmente por coordenar o programa de Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, ou International Renewable Energy Certificate). Em março de 2018, a unidade Conquista do Pontal, da Atvos, foi a primeira empresa geradora de energia de biomassa do Brasil a obter o certificado.

O I-REC possui uma lógica similar ao RenovaBio. De acordo com a companhia, trata-se de uma plataforma internacional de transações que permite aos consumidores adquirirem o certificado de uma energia de fonte renovável rastreada para compensar as emissões pelo consumo de energia de origem fóssil ou de difícil comprovação de origem.

Desta forma, grandes empresas podem alcançar metas de aumento de energia renovável sem a necessidade de investimento em geração de energia própria. Cada I-REC equivale a 1 MWh de eletricidade produzida. Dentro do RenovaBio, por sua vez, cada CBio equivale a uma tonelada de carbono que deixa de ir para a atmosfera por meio de biocombustíveis.

novaCana.com