Usinas

18 usinas ampliaram a capacidade de moagem e produção de etanol em 2015


novaCana.com - 29 jan 2016 - 10:57 - Última atualização em: 29 jan 2016 - 15:50

As perspectivas são otimistas, mas o momento que as usinas vivem é de cautela, afinal foram safras de prejuízo atrás de prejuízo para a maior parte do setor. Para as empresas que conseguiram manter as contas em dia, cautela significa investimentos que tragam eficiência e geração de caixa rápido.

Para 18 usinas isto se traduziu em ampliação da moagem e da capacidade de produção de etanol anidro ou hidratado.

De forma lenta e esporádica, os grupos estão adicionando mais capacidade à um mercado que possui custos de produção bastante distintos. Enquanto algumas usinas sofrem com a ineficiência e carregam alto custo de dívida, outras aproveitam para se beneficiar da sua estrutura de gastos para ganhar mercado.

Dessa maneira, o resultado das ampliações dessas usinas mais organizadas tende a ser o aumento do market share e uma perspectiva mais positiva de futuro.

Apesar de um perfil variado no que se refere às ampliações de cada usina, a maioria trouxe como resultado um maior incremento do volume de etanol anidro frente ao hidratado. Os dados mostram também um número maior de usinas apostando na ampliação da produção de etanol do que na capacidade moagem.

A listagem traz números de unidades localizadas em oito estados brasileiros. Das usinas do país que contribuíram para o crescimento, 12 ampliaram capacidade de produção de etanol, cinco o potencial de moagem e duas foram reativadas.

O novaCana apresenta a seguir um levantamento das empresas que investiram na ampliação da capacidade de moagem e de produção de etanol, compreendendo o período de janeiro de 2015 à janeiro de 2016. A pesquisa envolveu autorizaçãoes concedidas pelos orgãos competentes, as informações prestadas pelas empresas e as reativações de usinas publicadas na imprensa.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail