Tecnologia

Canavieiros de PE terão meios para aumentar produtividade e obter acesso a crédito


Money Times - 16 ago 2021 - 08:45

Os produtores rurais pernambucanos terão novas possibilidades de melhorar a produtividade dos canaviais e, ao mesmo tempo, garantir facilidades na solicitação de financiamento para custeio de safra.

O Laboratório de Análise de Solo e Foliar – a ser inaugurado hoje, 16, pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) – irá oferecer o raio-x físico-químico do solo. Com isso, é possível atender uma exigência do sistema financeiro, que concede crédito somente depois desse diagnóstico.

Considerando que grande parte dos 7,1 mil associados da entidade representam a categoria de pequenos produtores, o investimento de R$ 500 mil os livrará de despesas com laboratórios particulares, destaca o presidente da entidade, Alexandre Lima.

Do ponto de vista agronômico, a análise traz as deficiências e excessos de nutrientes e acidez do solo, de modo que o produtor pode balancear a adubação e correção de maneira correta – e não às cegas, como ainda muito se faz. No caso das folhas, o diagnóstico permite a escolha de produtos mais eficazes para a adubação foliar.

A AFCP já conta com um laboratório que ajuda no combate à cigarrinha, doença endêmica na cana, e vai aumentar seu portfólio de serviços com o novo sistema. O laboratório, aliás, receberá o nome do ex-presidente Severino Ademar de Andrade Lima, responsável pela criação do sistema de pagamento de cana pelo teor de sacarose, modelo usado até hoje.

Giovanni Lorenzon