BASF
Indústria

Reportagem do novaCana recebe Prêmio Heitor Stockler de França, da Fiep

“Dossiê Paraná” também foi premiado pela federação com o 1º lugar na categoria Internet


novaCana.com - 14 nov 2018 - 11:26
Entrega do Prêmio Heitor Stockler de França à equipe do novaCana. Crédito: Gelson Bampi

A noite da última terça-feira (13) foi de comemoração para o novaCana. Parte da equipe esteve no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba (PR), para a entrega do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, realizado anualmente pela entidade.

Na ocasião, a reportagem Dossiê Paraná: Indústria sucroenergética tem mais potencial que investimentos, publicada em setembro, recebeu o 1º lugar na categoria internet. Além disso, por ter sido o trabalho com a maior nota entre os finalistas, levou também o Prêmio Especial Heitor Stockler de França.

No total, 158 trabalhos foram inscritos entre as categorias de jornalismo impresso, internet, reportagem de rádio, reportagem de televisão e fotojornalismo.

“Ganhar o prêmio foi além do que imaginávamos. Uma honra muito grande e resultado do esforço de uma equipe muito engajada”, comemora a repórter Gabrielle Rumor Koster. “A nossa ideia foi, desde o início, trazer um conteúdo completo e que desse um panorama da indústria da cana-de-açúcar no estado. Vejo que cumprimos esse objetivo e fico muito feliz em fazer parte desta equipe.”

A repórter assina o texto junto às jornalistas Rafaella Coury e Renata Bossle. Além disso, a reportagem conta com infográficos da designer Bianca Rati e apoio do engenheiro de dados Thiago Nascimento. O diretor superintendente do novaCana, Julio Cesar Vedana, também esteve na premiação.

O esforço conjunto da equipe gerou um texto com mais de 4,5 mil palavras e 19 infográficos, com o objetivo de traçar um panorama da indústria sucroenergética no Paraná, explorando todos os seus produtos – etanol, açúcar e bioeletricidade –, além das informações do campo. Foram analisados dados que englobam os resultados da última década, identificando tanto os problemas quanto o potencial das usinas paranaenses.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, em depoimento em vídeo, reafirmou o papel da imprensa e disse que o jornalista é o grande responsável por levar os fatos para a sociedade. “O prêmio é uma consequência do trabalho de vocês. E vocês merecem o reconhecimento e a comemoração pela isonomia e transparência com que têm tratado os temas que envolvem a indústria”, disse.

Para acessar a reportagem premiada, clique aqui.

novaCana.com

Tags: novaCana.com