Possibilidade de pedido de recuperação judicial pela Odebrecht volta à mesa
A internacionalização das investigações de suborno e corrupção nas operações da Odebrecht trouxe para a mesa, mais uma vez, a possibilidade de um pedido de recuperação judicial pela empreiteira. Uma decisão deve ser tomada em até 60 dias, a depender do desdobramento de questões que, em grande parte, estão ligadas a processos de leniência em articulação por países da América Latina onde contratos são questionados.
As investigações já emperram, por exemplo, a venda de importantes ativos no Peru. Pelo mesmo motivo, o BNDES está segurando a liberação de US$ 600 milhões para o financiamento de serviços de engenharia no exterior. No Peru, ainda não foram vendidos o Gasoduto Sur Peruano e a Usina Chaglla.
A Odebrecht diz que após fechamento do acordo de leniência com o Ministério Público Federal, sua estratégia está concentrada no retorno das atividades normais, com acesso a crédito e credenciamento para participação em novas concorrências. Ao mesmo tempo, a companhia afirma que avança positivamente no plano de desalavancagem ordenada.
Veja também
Glencore avalia comprar mais usinas de açúcar no Brasil e negocia unidade da Odebrecht
Odebrecht pagou R$ 7 milhões para garantir crédito para as usinas de etanol, diz executivo
Odebrecht Agro fica aliviada com renegociação antes de delação
Odebrecht Agro anuncia novo conselheiro: Alexandre Figliolino, ex-Itaú BBA