Petrobras fecha usina de biodiesel no Ceará e inicia saída do setor de biocombustíveis
A Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras, vai encerrar as atividades da Usina de Biodiesel de Quixadá, no Ceará, a partir de novembro, em linha com a estratégia da empresa de deixar integralmente a produção de biocombustíveis, informou a petroleira estatal nesta sexta-feira.
A empresa explicou que a decisão foi comunicada aos empregados, sindicatos, clientes e fornecedores da unidade.
As usinas de Montes Claros, em Minas Gerais, e a de Candeias, na Bahia, continuarão a operar normalmente, segundo a empresa, que estuda alternativas para as unidades, de acordo com as metas do seu Plano de Negócios 2017-2021.
No novo plano, a companhia estatal reduziu em 25 por cento os investimentos e prevê focar suas atividades na produção de petróleo, saindo de diversos setores, como de biocombustíveis.
"Considerando que de acordo com as projeções, não haveria uma solução para a usina em curto prazo e sem novos investimentos, o Conselho de Administração da Petrobras Biocombustível optou por encerrar a produção de biodiesel no Ceará e assim focar recursos em projetos com maior rentabilidade", afirmou a Petrobras em nota.
A desmobilização levará em torno de seis meses e será realizada por uma equipe multidisciplinar, explicou a empresa.
Os empregados próprios serão transferidos para as outras duas unidades da Petrobras Biocombustível e os empregados cedidos serão realocados em outras unidades da Petrobras.
A usina de Quixadá tem capacidade instalada para fabricar até 108 milhões de litros de biodiesel ao ano o que faz dela a 24ª maior planta de produção de biodiesel do Brasil. No ano passado, ela foi a responsável pela produção de aproximadamente 87,5 milhões de litros de biodiesel – 2,2% do total fabricado no período.
Sinais de que a usina cearense poderia ser a primeira afetada ficaram claros há poucos dias quando a PBio não ofertou biodiesel de sua unidade cearense durante a Etapa 2 do 51º Leilão de Biodiesel. Uma situação inédita para uma usina que participou religiosamente de todos os certames realizados desde agosto de 2008 até hoje.
Com a desativação de Quixadá, a Região Nordeste passa a contar com apenas duas usinas em atividade, ambas na Bahia, a de Iraquara pertencente à Oleoplan e a de Candeias que também é da Petrobras Biocombustível.
Marta Nogueira
Com informações adicionais BiodieselBR.com