Pesquisas

Descoberta pode fazer levedura “arrancar do açúcar até a última gota de etanol”

“Essa descoberta terá aplicações diretas em processos comerciais de produção de álcool com concentrações elevadas de açúcar.”


NovaCana - 13 out 2014 - 10:42 - Última atualização em: 31 out 2014 - 17:18
imae intro
Células da levedura Saccharomyces cerevisiae ampliadas 400x

A última edição da revista Science relatou as descobertas dos pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) para aumentar a conversão e a vida das leveduras utilizadas para produção de etanol.

Em relação a eficiência do processo de produção, um dos problemas mais relevantes são as altas concentrações de etanol durante a conversão, que pode chegar ao ponto de serem tóxicas, limitando a capacidade produtiva de várias cepas utilizadas comercialmente.

A descoberta dos pesquisadores identificou uma nova maneira de aumentar a tolerância das leveduras ao etanol. “O trabalho vai ao ponto de permitir arrancar do açúcar até a última gota de etanol”, diz um dos autores do trabalho.

As mudanças proporcionaram um incremento de aproximadamente 80% na produção de etanol com levedura. Além disso, ficou demonstrado que o método funciona também com cepas comerciais de levedura e outros tipos de álcool, como o propanol e o butanol, que são ainda mais tóxicos.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x