Pesquisas

CTC e Esalq acertam parceria para estudos da cana


Cepea/Esalq - 17 dez 2012 - 09:06
Assinatura da Parceria da Esalq com CTC
Mais um importante passo foi dado na aproximação entre dois centros de excelência histórica no que se refere aos estudos e aplicação de tecnologia do setor sucroalcooleiro. Nesta quarta-feira, 12/12, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) assinaram, na sede do CTC, um protocolo de intenções. O documento é o embrião de uma parceria que pretende manter o relacionamento institucional para a troca, elaboração conjunta e divulgação de informações que visem ao desenvolvimento e a melhoria da qualidade do segmento sucroalcooleiro paulista, brasileiro e mundial. Na prática, as ações em conjunto terão foco nas áreas de melhoramento genético de cana e culturas complementares, biotecnologia agrícola e industrial, geoprocessamento, estatística aplicada ao melhoramento, meio ambiente, irrigação, nutrição, processamento industrial, entre outras.

Para o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, trata-se da formalização de uma aproximação que representa um desejo antigo da Escola. "Esse é um momento que abre as portas de ambas as instituições para que membros de cada uma das equipes passem a delinear projetos práticos em parceria. Essa união de forças permitirá a integração de competências e a chance de sucesso certamente será maior".

Na sequência, José Gustavo Teixeira Leite, CEO do CTC, ressaltou que os dois lados tem muito a contribuir para o desenvolvimento do setor sucroenergético. "O aparato de conhecimento que a ESALQ pode nos proporcionar é imenso. Estamos discutindo no CTC, neste momento, como aprimorar a carga de treinamento e educação continuada dos nossos profissionais. Temos a necessidade de que muito mais gente estude muito mais horas para atender aos desafios da elevação da produtividade que essa indústria demanda".

Presenciaram a assinatura do documento, pela ESALQ, além do diretor Caixeta, Wilson Roberto Soares Mattos, prefeito do Campus "Luiz de Queiroz", Luís Eduardo Aranha Camargo, presidente da Comissão de Pós-graduação, Mateus Mondin, docente do Departamento de Genética (LGN), Horst Bremer Neto, chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional e Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto, assistente de direção. Pelo CTC, além do seu CEO, estiveram presentes Jaime Finguerut (Gerente de Desenvolvimento Estratégico), Robson Cintra de Freitas (Diretor de Negócios), Sabrina Moutinho Chabregas (Coordenador de Pesquisa Tecnológica), Oswaldo Godoy Neto (Coordenador de Pesquisa Tecnológica) e Camila Peixoto de Oliveira (Analista de Recursos Humanos).

Histórico
Em 11 de setembro de 2012, um grupo de professores e pesquisadores da ESALQ esteve no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) com o propósito de afinar uma proposta de parceria entre as duas instituições. Os planos de aproximação tiveram início em maio, quando o CEO do CTC, José Gustavo Teixeira Leite, apresentou os desafios do Centro em uma reunião da Congregação da ESALQ. Em contrapartida, em 1º de novembro, a ESALQ recebeu uma delegação de 25 profissionais, ligados à gestão empresarial do CTC. A comitiva foi recepcionada pelo diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, e outros docentes da Escola. O objetivo do encontro foi dar continuidade às ações de aproximação entre as partes. Desta vez, como proposta de debate, o grupo da ESALQ ofereceu uma visão das pesquisas desenvolvidas na Escola para o setor sucroalcooleiro nas áreas de melhoramento, biotecnologia, irrigação, nutrição, processamento e biotecnologia industrial, estatística, geoprocessamento e ambiente.

Jose Gustavo Teixeira Leite, do CTC e José Vicente Caixeta Filho Esalq-usp

Caio Albuquerque