Pesquisas

Biotecnologia da cana pode ser utilizada em vacina contra coronavírus

Amyris, especializada na produção de novas moléculas com base na cana, fechou parceria com instituto de pesquisa


novaCana.com - 28 jul 2020 - 10:14
O CEO da Amyris, John Melo, defende papel da biologia sintética contra crises globais de saúde

O desenvolvimento de vacinas que combatam o coronavírus está em pauta por todo o mundo e em diversos setores. A indústria de cana-de-açúcar, inclusive, está representada nesta batalha pela Amyris, empresa americana de biotecnologia.

Conforme reportagem publicada no Valor Econômico, a empresa pretende testar sua tecnologia de produção de esqualeno a partir da cana como um componente central na vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa em Doenças Infecciosas (IDRI). A parceria foi anunciada ontem.

A Amyris é especializada em produzir novas moléculas com base na fermentação da cana para utilização na indústria, fornecendo ingredientes para empresas de alimentos, farmacêuticas e fabricantes de cosméticos.

O esqualeno, uma espécie de óleo hidratante usado em produtos para a pele, é uma das suas substâncias mais importantes, com 40% de presença de mercado, e começou a ser produzido em Brotas (SP), em 2013.

No caso da vacina, de acordo com o Valor, o produto será usado como adjuvante imunológico, servindo para fortalecer a resposta imune das vacinas e permitindo sua produção em escala.

De acordo com o CEO do IDRI, Corey Casper, em comunicado, sem os adjuvantes, “as vacinas não são maximamente efetivas”. Já o CEO da Amyris, John Melo, acredita que a parceria entre as duas empresas “apresenta uma oportunidade real para entregar a vacina mais escalável e de maior eficiência contra a covid-19”.

A reportagem do Valor ainda traz a informação de que a expectativa das empresas é que o fornecimento do esqualeno como adjuvante para a vacina contra o coronavírus possa ocorrer até o final do ano, caso os testes do produto sejam positivos.

novaCana.com
Com informações do Valor Econômico