Micro e mini usinas

CNA defende gestão compartilhada de usinas em dificuldades financeiras


Assessoria de Comunicação CNA - 30 nov 2012 - 10:12 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
cna-comissao-da-cana-301112
O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gerson Carneiro Leão, apresentou nesta quarta-feira (28/11), em reunião, na sede da CNA, em Brasília, um projeto piloto de gestão compartilhada de usinas em dificuldades financeiras, implantado no mês passado em Pernambuco, com o objetivo de promover a recuperação de pequenas indústrias. Esta experiência foi adotada a partir de uma experiência bem sucedida em Pindorama (AL), que passou a ser administrada por uma cooperativa de pequenos produtores independentes.

"É uma iniciativa que pode favorecer tanto as usinas, que têm a chance de se recuperar financeiramente, e para os pequenos fornecedores, que muitas vezes não têm para quem vender a cana", destacou. Baseado na experiência adotada em Pindorama (AL), este projeto foi implantado na Usina de Pedroza, localizada no município de Cortês, a 86 quilômetros de Recife, e está sendo administrada pela Cooperativa do Agronegócio de Cana-de-Açúcar (Agrocan), formada por 1,8 mil fornecedores associados.

Ao apresentar o projeto piloto, Leão ressaltou que a medida pode ajudar a evitar o fechamento das usinas de pequeno porte. "Queremos utilizar alguns exemplos que deram certo para aplicar a outros casos", enfatizou. O encontro também contou com a participação do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), que falou sobre os trabalhos da subcomissão que preside junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara, criada para discutir  temas relacionados à atividade canavieira, desde o plantio até a industrialização.

Outros assuntos tratados no encontro foram o Projeto Campo Futuro,  iniciativa da CNA que tem por objetivo levantar os custos de produção da cana-de-açúcar nas principais regiões produtoras e a ida de uma missão técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - FAMATO à Austrália, em 2013.
Tags: Outros

PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x