Financeiro

Grupo francês de açúcar, Tereos registra primeiro resultado anual positivo em três anos


Reuters - 03 jun 2020 - 10:27

O grupo francês de açúcar Tereos divulgou nesta quarta-feira o primeiro lucro líquido anual em três anos, ajudado principalmente por uma recuperação nos preços do adoçante na Europa, e afirmou que está confiante quanto à atual temporada apesar da crise de coronavírus.

O segundo maior produtor de açúcar do mundo registrou lucro líquido de 24 milhões de euros (27 milhões de dólares) no exercício encerrado em 31 de março, bem acima da perda de 260 milhões de euros em 2018/19, também apoiada por um aumento nos volumes e por cortes de custos.

A Tereos, que tem operações principalmente na Europa e no Brasil, está confiante de que a crise de Covid-19 terá um impacto limitado sobre seus negócios, uma vez que já contratou a maior parte de seus volumes de exportação no Brasil e vendas na Europa.

Os preços europeus do açúcar ficaram em abril em uma média de 375 euros por tonelada, comparados a 370 euros ao final de março, sustentados por um déficit de oferta no bloco, segundo a empresa.

Apesar da melhora nos resultados, a dívida da Tereos permaneceu alta, em 2,56 bilhões de euros, contra 2,63 bilhões de euros no ano anterior.

O impacto de fechamento de bares e restaurantes na Europa, que visou conter o coronavírus, representou corte de 25% na demanda para drinques e em 24% para sorvetes, que não foram totalmente compensadas por compras adicionais de consumidores no varejo, disse o CEO da Tereos, Alexis Duval.

Uma elevação nas vendas de açúcar na França fez a participação de mercado da empresa saltar, uma vez que suas principais rivais, a alemã Suedzucker e a cooperativa francesa Cristal Union, fecharam fábricas.

Duval disse ainda acreditar que o colapso nas vendas de etanol devido ao menor uso de carros e à redução de viagens aéreas, que levou a uma queda média de 50% na demanda para a Tereos em março e abril, deve ser apenas temporária.

Sybille de La Hamaide e Sudip Kar-Gupta


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail