Financeiro

GranBio Investimentos registra primeiro lucro de sua história em 2019

Companhia, que opera com a produção de etanol celulósico desde 2014, acumulou prejuízos por cinco anos consecutivos


novaCana.com - 13 out 2020 - 13:41 - Última atualização em: 23 out 2020 - 17:27

Às vésperas de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), a GranBio Investimentos registrou o primeiro resultado líquido positivo desde sua inauguração. A companhia de etanol de segunda geração (E2G) – que tem se voltado para o licenciamento de tecnologias e a produção de nanocelulose – teve um lucro consolidado de R$ 78,57 milhões em 2019.

Nos cinco anos anteriores, a empresa acumulou mais de R$ 380 milhões em prejuízos, resultados que eram justificados pela dificuldade de atuar com uma tecnologia pouco estabelecida.

Logo nos primeiros meses de 2019, porém, a GranBio concluiu a aquisição da American Process Inc e de algumas empresas afiliadas, como a Avapco LLC e a API Intellectual Properties Holdings. A transação – que incluiu biorrefinarias em Michigan e na Geórgia, além de um centro de P&D na Geórgia – também envolveu um portfólio de propriedade intelectual com mais de 200 patentes, entre concedidas e pendentes.

“O exercício de 2019 foi marcado pela consolidação dos ativos de propriedade intelectual desenvolvidos ao longo de sete anos pela GranBio e suas subsidiárias”, afirma a administração da companhia, em sua divulgação de resultados.

Desta forma, segundo a empresa, a GranBio se “credencia mundialmente” como licenciadora de tecnologias de fronteira na conversão de biomassa para biocombustíveis celulósicos, bioquímicos e nanocelulose com pegada de carbono neutra.

Mesmo com um bom resultado, conforme números da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Bioflex – planta de E2G da GranBio, localizada em São Miguel dos Campos (AL) – registrou uma produção de apenas 1,66 milhões de litros em 2019. Este valor foi ultrapassado, porém, nos dois primeiros meses de 2020, quando foram fabricados 2,59 milhões de litros.

Saiba mais sobre os resultados financeiros e operacionais da GranBio Investimentos no texto completo (exclusivo para assinantes):

- Histórico de resultados
- Lucro líquido x prejuízo bruto
- Impacto das novas aquisições
- Novas parcerias
- Resultados operacionais
- Perfil da dívida
- Negociações recentes com bancos e credores


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR