Financeiro

O desempenho da São Martinho no 3º trimestre de 2019/20 [52 gráficos]

Resultados da companhia apresentam melhoria na moagem e produtividade, refletindo em maior produção e venda de açúcar, etanol e energia


novaCana.com - 18 fev 2020 - 11:00

O maior lucro trimestral da história. Foi assim que a São Martinho terminou o terceiro trimestre da temporada 2019/20, conforme os resultados financeiros divulgados pela empresa na última segunda-feira (10).

O resultado se deu pelo crescimento considerável da moagem da companhia, que permitiu a maior fabricação e venda dos seus produtos. Assim, ela atingiu um lucro líquido de R$ 342,92 milhões.

Além disso, a empresa teve um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 541,4 milhões e margem Ebitda ajustada de 52,6%. Conforme o relatório da empresa, o aumento reflete o maior volume de vendas de açúcar, etanol e energia, bem como o aumento de preço de comercialização dos dois últimos no trimestre analisado.

Outro ganho computado foi a partir do recebimento de parcelas de dois precatórios vinculados a ações da Copersucar movidas contra s política de preços do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).

Considerando os resultados positivos, após conhecer os números da São Martinho referentes ao terceiro trimestre da safra 2019/20, o banco de investimentos BTG Pactual divulgou um relatório reforçando a recomendação de compra de ações da companhia, como já havia ocorrido após os resultados do segundo trimestre da safra da empresa.

O banco destaca que a empresa segue tendo forte rendimento e potencial de crescimento a partir do preenchimento adicional da capacidade de moagem de cana, além de projetos de etanol a base de milho.

Conforme o BTG, a São Martinho também detém qualidade superior de ativos e as perspectivas do preço do açúcar a curto prazo, além de um cenário mais atraente do preço do etanol. Outro ponto positivo citado são as possibilidades que virão com a implementação do RenovaBio.

Para uma melhor compreensão dos números da São Martinho, o novaCana desenvolveu 52 gráficos exclusivos. Assim, os resultados financeiros, industriais e agrícolas do terceiro trimestre da temporada podem ser vistos em contexto, na comparação com as últimas cinco safras.

As informações que fazem parte do levantamento incluem:

- Moagem acumulada e por trimestre
- Mix de produção
- ATR total e em relação à moagem
- Produtividade dos canaviais
- Etanol: produção, volume vendido, receita e preço médio
- Açúcar: produção, volume vendido, receita e preço médio
- Cogeração: energia vendida, receita e preço médio
- Destino da produção ao longo da safra – mercado externo e interno
- Estoques de etanol e açúcar: por volume e por valor de mercado
- Evolução financeira
- Indicadores de resultado em relação à moagem
- Lucro líquido e bruto
- Receita operacional
- Composição das vendas
- Relação entre receitas e custos
- Impacto da variação cambial
- Perfil das dívidas
- Alavancagem


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR