BASF
Financeiro

Biosev, Raízen e São Martinho: O que o desempenho no 1º tri de 2019/20 diz sobre as companhias


novaCana.com - 05 set 2019 - 10:36

A safra 2019/20 começou cautelosa e repleta de incertezas. Faltando pouco para o início da temporada, um levantamento do novaCana com consultorias especializadas, empresas do setor e instituições financeiras apontava para uma perspectiva de moagem praticamente estável em relação à temporada anterior e um mix de produção levemente mais açucareiro.

Com o andamento da safra, o clima começou a delinear o real desempenho das companhias, enquanto o aquecido mercado doméstico de combustíveis e a constante pressão sobre os preços internacionais do açúcar afetavam as estratégias adotadas.

Para Biosev, Raízen e São Martinho – os três grupos sucroenergéticos com ações negociadas em bolsa –, o primeiro trimestre da safra teve uma leve queda na moagem em relação ao mesmo período de 2018/19. Como a estrutura operacional e financeira de cada companhia é diferente, assim como as estratégias de comercialização adotadas, o impacto também foi diverso.

Para compreender melhor o desempenho destes grupos sucroenergéticos em contexto, o novaCana trouxe 14 indicadores operacionais e financeiros das companhias. Eles relacionam aspectos como a moagem do período, a receita líquida, os custos – de vendas, administrativos e financeiros –, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), os ativos e os passivos das companhias.

Além disso, também foram computados o desempenho no primeiro trimestre de 2018/19 e o seu resultado total.

Na reportagem completa, veja gráficos dos 14 indicadores e uma análise com o desempenho comparado das companhias sobre cada um deles:

- Ebtida ajustado em relação à moagem
- Margem Ebitda ajustado
- Liquidez corrente
- Grau de endividamento
- Cobertura de juros
- Relação entre custos e receita
- Custos de produção em relação à moagem
- Custos de produção em relação ao Ebitda ajustado
- Receita líquida em relação à moagem
- Receita líquida em relação ao Ebitda ajustado
- Resultado líquido em relação à moagem
- Resultado financeiro em relação à moagem
- Despesas financeiras em relação à moagem
- Despesas administrativas em relação à moagem

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou