Financeiro

Baixa demanda por açúcar da Índia pode amargar resultados da São Martinho


Money Times - 23 abr 2021 - 07:49

A explosão de casos de covid-19 na Índia, assim como no Brasil, desencadeia mais medidas restritivas para conter o avanço da doença. Com o fechamento de restaurantes e lojas, a demanda por açúcar no país asiático deve cair drasticamente, trazendo riscos à São Martinho, alerta a Ágora Investimentos.

“Vemos a demanda por açúcar abaixo do esperado na Índia como um risco para a produtora brasileira de açúcar São Martinho. O cenário pode levar a um equilíbrio indiano de oferta e demanda mais confortável do que o mercado espera, potencialmente levando a preços internos mais baixos e maiores exportações”, advertem os analistas Leandro Fontanesi e Ricardo França, que assinam o relatório.

Hoje, a Índia responde por aproximadamente 10% do comércio global.

Representante do setor açucareiro explicam que menores vendas domésticas poderiam forçar usinas a exportar mais açúcar no próximo ano comercial, pressionando também as cotações globais.

A demanda na Índia também costuma ser impulsionada no verão pela temporada de casamentos, mas muitos estados restringiram o número de convidados em cerimônias e adotaram outras medidas para conter o coronavírus.

Os analistas da Ágora reforçam que o açúcar corresponde cerca de 50% da receita total da São Martinho. E a crise indiana pode pesar o negativamente nos preços globais da commodity.

Lucas Simões


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x