Financeiro

Adecoagro aumenta produção na entressafra de cana, mas desacelera ritmo de crescimento

Clima exigiu adaptações na estratégia de moagem intermitente de cana-de-açúcar, adotada pela companhia no começo de 2016


novaCana.com - 17 mai 2017 - 11:33 - Última atualização em: 29 mar 2018 - 14:02

Os três primeiros meses do ano, apesar dos bons resultados, foram de cautela para a multinacional Adecoagro. O grupo, que tem operações relacionadas à agropecuária e à produção sucroenergética, atua em negócios na Argentina, no Uruguai e no Brasil.

No Brasil, onde a companhia atua na atividade sucroalcooleira, já não é novidade que – diferente da maior parte das usinas brasileiras, que param durante o período de entressafra – o grupo mantém a moagem, uma prática adotada para aumentar o fôlego de suas unidades. O sistema de colheita contínua, possível devido às diferenças climáticas encontradas no cluster de usinas no Mato Grosso do Sul, está em sua segunda safra, tendo sido implementado no começo de 2016.

Esse ano, no entanto, a empresa relata que, de novembro de 2016 a março de 2017, as chuvas na região ficaram 25% abaixo da média de 10 anos. Dessa maneira, a decisão foi por desacelerar o ritmo de esmagamento durante o primeiro trimestre e apenas moer a cana própria de 16 a 18 meses e a cana comprada de terceiros.

Segundo a Adecoagro, esta estratégia permitirá que a tradicional cana-de-açúcar de 12 meses fique mais tempo no campo, cresça de dois a três meses adicionais e se beneficie das chuvas normalizadas durante os meses de março e abril. Isso sugere a expectativa de que as atividades da companhia ganhem força nos próximos trimestres.

Apesar das ressalvas, foi possível para companhia manter bons resultados financeiros no primeiro trimestre de 2017 (ano-civil).

Confira a seguir detalhes sobre o resultado financeiro da companhia.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail