Eventos

Ethanol Summit 2013 terá programação eclética


Unica - 20 dez 2012 - 15:17
ethanol-summit-2013-logo
A quarta edição do Ethanol Summit, confirmada para os dias 27 e 28 de junho de 2013, será uma das mais ecléticas desde o lançamento do evento pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em 2007. Entre os temas prioritários estarão o décimo aniversário da introdução do carro flex no Brasil, iniciativa que teve papel fundamental na promoção de um novo e acelerado ciclo de crescimento na indústria da cana-de-açúcar no País."O sucesso do carro flex no Brasil é emblemático, algo que visitantes de todas as partes do mundo estudam e procuram formas de repetir em seus países. O que existe hoje no Brasil, que tem 53% de sua frota de veículos leves equipada com tecnologia flex, dá o poder de decisão ao consumidor de forma inédita, sem precedente em qualquer outra parte do mundo," explica o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.

Apesar de seu conteúdo global, o Ethanol Summit 2013 terá um forte componente nacional, já que uma das principais demandas do exterior para o evento é, justamente, um exame aprofundado do futuro do setor sucroenergético brasileiro. Segundo Altieri, a evolução do setor é uma questão que interessa dentro e fora do País, pois o mundo enxerga no Brasil um exemplo bem sucedido de substituição de combustíveis fósseis por renováveis e quer compreender o que impede que o projeto brasileiro cresça de forma acelerada e atenda à demanda crescente, que vem de dentro e de fora do Brasil: "Todos desejam saber como vamos evoluir, pois diversas partes do mundo também enxergam no Brasil uma fonte importante de energia renovável. São países que querem importar volumes crescentes de etanol brasileiro, e portanto, querem saber que caminhos o setor vai trilhar e de que forma vai se comportar o governo brasileiro."

O tão aguardado etanol celulósico, também chamado de etanol de segunda geração, produzido a partir de resíduos agrícolas e outros tipos de biomassa, também terá destaque no Summit 2013. Altieri lembra que ao longo do próximo ano, as primeiras cinco usinas produtoras de etanol celulósico de porte comercial serão inauguradas – três nos Estados Unidos, uma na Itália e uma na China. A primeira usina no Brasil está prevista para 2014.

"Com isso, o etanol celulósico, ainda em seus primeiros passos, deixa de ser uma perspectiva e passa a ser uma tecnologia disponível, mesmo que ainda não totalmente aperfeiçoada. É uma mudança importante para o futuro energético do planeta, que vamos analisar em detalhes durante o Summit," concluiu. A busca por soluções que permitam produzir biocombustíveis para a aviação de forma eficaz e com custos competitivos também estará entre os destaques do evento.

A demanda para participar da quarta edição do Ethanol Summit vem crescendo desde a metade de 2012 e aponta para um novo recorde de público. O evento, realizado a cada dois anos pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar, é hoje um dos principais do mundo com foco em energias e produtos a partir de fontes renováveis, particularmente os derivados da cana-de-açúcar.

A forte procura, detectada pela UNICA antes mesmo de anunciadas as datas do evento, gerou providências junto ao Grand Hyatt hotel, onde o Summit 2013 será realizado. "A expectativa é de superar a marca dos três mil participantes nos dois dias do evento, registrada em 2011. Para isso, o Hyatt já definiu um novo desenho de plateias para ampliar espaços e criar áreas adicionais, onde será possível assistir painéis e debates em telões caso alguma sala ou a grande plenária estejam lotados," explica Altieri.

A agenda do evento e a definição dos mais de 100 palestrantes convidados está em desenvolvimento, com a participação de toda a equipe de executivos, consultores e especialistas da UNICA, entidades e empresas participantes da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. As cinco salas temáticas já foram definidas: Mercados e Investimentos, Mobilidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Cenários 2020. Os primeiros convites a palestrantes e moderadores já foram encaminhados, e o processo deverá estar concluído em janeiro. Em 2013, o Summit contará com 15 painéis de debate e quatro plenárias, além das cerimônias de abertura e encerramento.

Em edições passadas, o Summit contou com participações de personalidades como o investidor George Soros, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e o empresário indiano Vinod Khosla, um dos principais defensores de tecnologias limpas no mundo. Para a edição de 2013, está confirmada a participação do jornalista William Waack, da Rede Globo, como âncora das cerimônias das grandes plenárias. Será o terceiro Summit consecutivo comandado por Waack.

O site oficial do Ethanol Summit 2013 já está no ar e as inscrições e o credenciamento para a imprensa estarão abertos até o final de janeiro.

Parcerias e apoios
A Borghi/Lowe, quarta maior agência de propaganda do país e criadora da campanha "Etanol, o combustível completão," encerrada no dia 20 de dezembro, será Agência Oficial do Ethanol Summit 2013.

O Summit também já tem confirmados os apoios do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), e da Organização dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA).

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail