Política

Senador do Pará propõe acabar com proibição da venda de carros a diesel


Agência Senado - 15 jun 2020 - 10:38

A comercialização de carros a óleo diesel é proibida no Brasil por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito e portarias do extinto Departamento Nacional de Combustíveis e do então Ministério da Indústria e do Comércio.

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) apresentou um projeto de lei que prevê a extinção dessas normas, permitindo a comercialização e o uso desses veículos no país. Segundo Marinho, a medida pode reduzir o custo de vida da população brasileira.

“São essas resoluções que terminam impedindo uma coisa que se considera justa. O Brasil fabrica carros de passeio a diesel, mas não vende para o Brasil, vende para o exterior”, afirma e indaga: “Nós não temos direito a ter um carro de passeio com combustível mais barato? Com um motor melhor?”.

Para ele, seria fundamental dar o direito de escolha ao consumidor, especialmente considerando o atual cenário de crise econômica. “Nós queremos derrubar tudo isso que impede a gente comercializar e possuir um carro de passeio com motor a diesel. Daqui para frente, então, a sociedade brasileira pode ser igual a qualquer outra que compra carros a diesel fabricados no Brasil”, afirma.

Atualmente, somente caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a uma tonelada e utilitários com tração 4x4 e reduzida podem usar motores abastecidos a diesel.

Segundo a Sociedade de Produtores e Comerciantes de Motores (SMMT), mais de 580 mil carros a diesel foram vendidos no Reino Unido em 2019.

Pedro Pincer
Com edição novaCana.com