Política

Produtor rural do Mato Grosso será o novo ministro da Agricultura


G1 - 14 mar 2014 - 09:08 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
neri-geller-mapa-140314
A Presidência da República informou nesta quinta-feira (13) que o gaúcho Neri Geller irá substituir Antonio Andrade no comando do Ministério da Agricultura.

À frente da Secretaria de Política Agrícola desde janeiro de 2013, o gaúcho Geller tem 45 anos, é agricultor e empresário. Já foi vereador em Lucas do Rio Verde (MT) e deputado federal por Mato Grosso. Também esteve na vice-presidência da Aprosoja.

A posse do novo integrante da Esplanada dos Ministérios está agendada para a próxima segunda-feira (17). Ele será empossado ao lado de outros cinco novos ministros.

Natural do município de Selbach (RS), o futuro titular da Agricultura já atuou como produtor rural e empresário no Mato Grosso, estado em que fez carreira.

Ele migrou para o Mato Grosso, em 1984. Lá, produziu milho e soja em sua propriedade rural. Geller também tem uma empresa que atua no setor de combustíveis.

No Centro-Oeste, Geller foi eleito vereador de Lucas do Rio Verde (MT) em duas oportunidades. O município é conhecido nacionalmente por ser um dos polos agrícolas da região.

O novo ministro já exerceu mandato de deputado federal em duas legislaturas diferentes como suplente. Atualmente, ele estava licenciado do Legislativo para  a Secretaria de Política Agrícola do ministério.

Neri Geller também já foi membro do Conselho Administrativo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Indicação
Na quarta (12), após se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Neri Geller anunciou que havia sido convidado por Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Agricultura. Ele disse na ocasião que seu nome não havia sido indicado pelos deputados do PMDB.

"Fui indicado hoje pela presidente Dilma para assumir o ministério. Estou filiado ao PMDB, fui deputado federal, mas a indicação foi do atual ministro da Agricultura, para que eu desse sequência ao trabalho do ministério. Tenho uma ligação com o Congresso, mas não é indicação da bancada", relatou o futuro ministro.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a indicação de Neri Geller (PMDB) para o Ministério da Agricultura teve a intercessão do senador Blairo Maggi (PR), que referendou o nome com a presidente Dilma Rousseff.

Com informações adicionais da Folha de S. Paulo

PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x