Política

Ministro da Indústria pede para incluir carne e etanol em acordo com a União Europeia

Marcos Pereira participa de reunião comercial na China com 20 maiores economias do mundo


Portal R7 - 11 jul 2016 - 08:20

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, solicitou à comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, a inclusão da carne bovina e do etanol brasileiros nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia nesta sexta-feira (8).

Em maio, os dois blocos econômicos firmaram um acordo para a troca de ofertas de diversos produtos. Pereira lidera a delegação brasileira que participa de um encontro comercial, em Xangai, na China, com os ministros das 20 maiores economias do mundo (G20).

A representante da UE disse que a solicitação será considerada conforme o avanço das negociações. O ministro brasileiro Pereira elogiou a reunião negociadora de Montevidéu, em junho, após a troca de ofertas, e confirmou a retomada das reuniões do Comitê de Comércio Conjunto Brasil-União Europeia.

Sobre a saída do Reino Unido da UE, a comissária de Comércio negou qualquer retrocesso nas negociações e disse que "há mais perguntas que respostas". Cecilia disse também que a conclusão do "Brexit" pode levar até dois anos. Até lá, a UE permanece negociando como um bloco de 28 países.

O bloco europeu é o principal parceiro do Brasil como bloco em bens e serviços — em 2014, respondeu por 17,8% das exportações e 21,4% das importações de produtos e 32,2% das vendas e 47,89% das compras de serviços.

Em 2015, a corrente de comércio foi de US$ 70,5 bilhões, com déficit de US$ 2,7 bilhões para o Brasil.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail