Política

Coalizão quer unir esforços para a promoção dos biocombustíveis


BiodieselBR - 02 jun 2020 - 07:33

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) estão articulando uma frente unificada para a promoção do uso de biocombustíveis no mercado brasileiro. Chamada biocoalizão, a iniciativa será lançada oficialmente durante um seminário virtual que será realizado na próxima quinta-feira (4).

Hoje, as cadeias de produção de biodiesel e sucroenergética – embora tenham muitos interesses em comum – atuam de forma quase paralela. Segundo os organizadores, a ideia da biocoalizão é buscar de forma mais ativa os pontos de convergência entre as essas duas indústrias para atuar de forma unificada em seu diálogo com o governo federal e a sociedade.

Em grande parte, esse esforço envolverá um estreitamento na atuação da Frente Parlamentar do Biodiesel e da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético.

Inicialmente, o foco maior será da superação da crise do coronavírus que vem afetando duramente o mercado de combustíveis líquidos. Mas, com o tempo, o objetivo é acelerar os pleitos do setor referentes principalmente à temas como o RenovaBio, tributação, logística e marco regulatório também envolvendo as cadeias de biometano e bioquerosene de aviação.

O lançamento da iniciativa será durante um webinar transmitido ao vivo pelo canal da Ubrabio no YouTube. O evento está marcado para 4 de junho, às 9h, e terá presença do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), José Gutman; de deputados representantes das frentes parlamentares envolvidas; e de presidentes de uma série de organizações dos setores sucroenergético e de biodiesel.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com