Ciro Gomes ataca PEC dos combustíveis apoiada por Jair Bolsonaro
Pré-candidato à presidência afirma que projeto que propõe a redução de preços dos combustíveis é “truque eleitoral”
O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) classificou como “truque eleitoreiro criminoso” a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a redução de preços dos combustíveis no país.
“É um truque eleitoreiro criminoso. O governo Bolsonaro está propondo tirar dinheiro da saúde e da educação, que é basicamente provida pelos estados e municípios, para financiar o lucro exorbitante e selvagem do acionista minoritário (da Petrobras). Essa é a grande canalhice. E não é para resolver o problema, é para atravessar o período eleitoral até dezembro”, disse sobre a proposta enviada pelo Executivo ao Congresso.
A PEC dos Combustíveis, que tem o apoio do governo, propõe reduzir os impostos que incidem diretamente sobre combustíveis e o gás de cozinha com o intuito de conter o aumento dos preços desses produtos; valores que são definidos pelo dólar. A proposta, entretanto, impacta diretamente nas arrecadações dos estados, que perdem com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Como mostrou o Estadão, o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz) calculou que os estados já deixaram de arrecadar R$ 3,4 bilhões desde novembro com o congelamento do ICMS sobre os combustíveis.
Natália Santos