Etanol: Mercado: Regulação

MME comenta mudanças na resolução que regula os estoques de etanol


- novaCana.com - - 15 fev 2013 - 11:42 - Última atualização em: 15 jan 2014 - 08:55

No mais recente Boletim Mensal de Combustíveis Renováveis, o Ministério de Minas e Energia (MME) interpreta as últimas alterações ao texto que regula a comercialização e os estoques de etanol no país. As novas regras, apresentadas em detalhes pelo Portal novaCana.com, corrigem e esclarecem alguns pontos sobre a comercialização do biocombustível.

O informativo do MME publicado esta semana dá atenção especial a dois aspectos da nova redação da Resolução de nº 67/2011 da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Primeiro, a modificação referente ao estoque de etanol na modalidade de compra direta.  A ANP ratificou que não serão considerados para fins de comprovação do estoque próprio, os estoques de terceiros e as notas fiscais de venda de fornecedor de etanol para distribuidor, cuja natureza da operação seja de venda para entrega futura. Em contrapartida, o boletim observa que a nova redação passou a considerar o estoque em trânsito.

O boletim do MME ainda destaca que os estoques para o produtor de etanol ganhou apenas um texto mais claro. "Destaca‐se que não houve alteração na determinação de estoque mínimo", nota o Departamento de Combustíveis Renováveis, responsável pelo documento. Desta forma, a comprovação do estoque do produtor se dá em duas fases, a primeira em 31 de janeiro (25%) e a segunda em 31 de março (8%). Somente os produtores que alcançarem nível de contratação acima de 90% do volume de etanol anidro anual ficam dispensados da comprovação no mês de janeiro subsequente, mas continuam obrigados a atestar os 8% de estoque em março.

Outras medidas foram consideradas insatisfatórias pelas principais distribuidoras do país, mas o ministério não chegou a abordar no periódico. Para elas falta igualdade nas regras de fiscalização entre o regime de compra direta e o contrato de fornecimento. Este último foi a modalidade adotada pelas maiores representantes do mercado de distribuição.

Mais detalhes sobre as mudanças na resolução nº 67 de 2011 aqui.

novaCana.com


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail