Etanol: Preços

Preço do etanol cai pelo Brasil e agora em 4 estados o biocombustível é mais vantajoso


novaCana.com - 23 mai 2016 - 13:19

Os destaques sobre o preço do etanol na semana de 15 a 21 de maio:

- Os preços do biocombustível caíram em 22 Estados e no Distrito Federal

- Aumentou o número de estados onde o etanol apresenta relação mais vantajosa de consumo

- O etanol nacional na semana passada correspondeu a 67,1% do valor do combustível fóssil

- São Paulo apresenta pela quarta semana consecutiva a relação mais vantajosa de consumo para o etanol hidratado

paridades-atualizado2305-03

Os preços do etanol hidratado, utilizado diretamente no tanque dos veículos, voltaram a recuar na maior parte do país na última semana. Segundo o balanço divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços do biocombustível caíram em 22 Estados e no Distrito Federal na semana de 15 a 21 de maio. Além disso, os valores marcados nas bombas registraram alta em apenas outros três estados.

Com um arrefecimento expressivo nos valores registrados na maioria dos postos brasileiros, reflexo do avanço da safra de cana-de-açúcar na região Centro-Sul, os preços do etanol hidratado elevaram mais sua competitividade e partiram para terceira semana consecutiva em que a média nacional do preço do biocombustível apresentou uma relação vantajosa de consumo em relação à gasolina.

A relação também foi favorecida por uma queda menos significativa nos preços da gasolina, que caíram em 19 estados, tiveram alta em outros seis e se manteve estável no Espírito Santo e no Piauí.

O resultado do sobe desce de preços foi um etanol hidratado correspondendo a 67,1% do valor do combustível fóssil nas médias nacionais, frente a uma relação de 68,2% na semana passada.

Estados

Na semana passada, Goiás juntou-se ao time dos estados onde é mais vantajoso consumidor etanol do que gasolina. A relação entre os preços renovável de cana e a gasolina passou de 70,4% para 69,5%. No período, os preços do etanol no estado registram queda de 1,63%, sendo comercializado a R$ 2,661.

paridades-atualizado2305-01

São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, que desde as semanas anteriores apresentavam relação de preços mais competitiva para o etanol hidratado, experimentaram na última semana nova queda nos preços do renovável de cana e avanço na competitividade do biocombustível.

O estado que apresenta a melhor relação de consumo para o renovável de cana é São Paulo, com um índice de 64%.

Em detalhe

Gráficos avançados e filtros interativos sobre o comportamento dos preços estão disponíveis aqui (exclusivo assinantes).

O evolutivo dos preços de todos os estados desde 2001 pode ser acessado aqui.

paridades-atualizado2305-04

Os preços do etanol e da gasolina por região, estado ou cidade desde 2001 estão disponíveis na planilha interativa (exclusivo para assinantes).

novaCana.com