Etanol: Preços

Evolução no preço dos combustíveis para o consumidor – Etanol dispara no MT


NovaCana - 15 dez 2014 - 17:30

Diferença de preço entre etanol e gasolina em MT, GO, SP, PR, MG e MS

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou a pesquisa semanal dos preços dos combustíveis feita em todo o Brasil na semana dos dias 07 a 13/12.

O estado do Mato Grosso teve o maior aumento nos preços tanto do etanol quanto da gasolina com preço médio do etanol de 10,36% e de 4,78% no preço médio da gasolina. Com esse aumento do etanol a paridade aumentou 3,4% e o Mato Grosso deixou de ser o estado com maior vantagem do preço do etanol em relação a gasolina, posição que ocupava há 20 semanas consecutivas.

Desconsiderando o grande aumento no estado do Mato Grosso, os demais estados tiveram pequenas variações nos preços médios do etanol e da gasolina em relação a semana anterior. Mais 13 estados tiveram aumento no preço do etanol, sendo a maior variação de 0,83%. Nove estados e o Distrito Federal tiveram diminuição nos preços médios, a maior queda foi de 0,45%. O preço médio do etanol não teve alteração em três estados.

Gasolina

Para a gasolina, além do Mato Grosso, tiveram mais 7 estados com aumento no preço médio do combustível fóssil, sendo a maior alta em relação a semana anterior de 0,31%. Houve queda nos preços da gasolina em 13 estados chegando a uma diminuição de 0,67% no preço médio nessa semana. Os valores do preço médio da gasolina se mantiveram iguais em 5 estados e no Distrito Federal em comparação com a semana anterior.

São Paulo

Dos 117 municípios analisados no estado de São Paulo houve queda no preço médio do etanol em 18 deles, aumento em 57 e não teve alteração em 42 municípios paulistas analisados. Já os preços médios da gasolina, de acordo com a pesquisa, cairam em 24 municipios, subiram em 32 e se mantiveram iguais em 61 cidades de São Paulo. Dentre esses municipios paulistas somente 2 não são vantajosos para abastecer com o etanol, considerando paridade de 70%. Para saber quais são as cidades com menor paridade e as cidades com os maiores preços de etanol e gasolina acesse a planilha interativa.

Os preços do etanol e da gasolina por região, estado ou cidade desde 2001 estão disponíveis na planilha interativa (exclusivo para assinantes).

Veja abaixo o resumo da semana em tabelas e gráficos.

Gráficos com a diferença de preço entre etanol e gasolina em SP, MT, GO, MS, PR e MG

Comparativo do preço de etanol hidratado nos estados

O evolutivo dos preços de todos os estados desde 2001 pode ser acessado aqui

 

Tabela de preço, paridade e consumo (%) em todos os estados do Brasil

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x