BASF
Etanol: Preços

Etanol atinge o maior preço desde setembro


novaCana.com - 12 nov 2012 - 16:50
etanol-bomba-preco-121112
O preço dos etanóis hidratado e anidro nas usinas paulistas atingiu na última semana o valor mais alto desde o mês de setembro. O litro do etanol hidratado registrou alta de 4,36%, sendo cotado a R$ 1,0643; já o litro do etanol anidro fechou a semana de 5 a 9 de novembro em R$ 1,1784, alta de 3,97%. Os números são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). A pesquisa foi feita apenas com produtores do estado de São Paulo, mas os indicadores são comumente usados como referência para o setor sucroalcooleiro em todo o Centro-Sul do país.

De acordo com os índices da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a alta do etanol nas distribuidoras ainda não atingiu os postos de combustível, com os preços continuando estáveis em todo o Brasil. Para o diretor da Agência de Fomento de Energia de Biomassa (Bioagência), Tarcílio Ricardo Rodrigues, "muito pouco da elevação de preços vai se refletir para o consumidor no primeiro instante", pois muitos dos postos trabalham com "margem folgada" de lucro.

A alta de preços no Centro-Sul já era esperada em razão do fim da safra na região, com a consequente redução de oferta. Os especialistas acreditam que novas ascensões no preço, se houver, serão pequenas. Segundo Rodrigues, as dificuldades no suprimento de gasolina e os rumores de aumento no preço do combustível fóssil a partir do ano que vem podem contribuir para a alta do etanol.

Já o superintendente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), José Adriano da Silva Dias, afirma que, pela análise histórica da variação de preços, alta mais expressiva só aconteceria em situação de escassez, o que não é o caso deste ano. "O que acontece é que vai se aproximando o fim de safra e automaticamente a pressão para vender diminui, o preço sobe um pouco", diz.