Etanol: Mercado: Gasolina

Unica: alta da gasolina é ´medida pontual´ para setor sucroenergético


Agência Estado - 30 jan 2013 - 15:44 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) classificou o reajuste do preço da gasolina como uma ´medida pontual´ para o setor sucroenergético. Em nota, a Unica disse que uma análise mais aprofundada só poderá ser feita quando outras ´medidas cogitadas pelo governo, como o aumento na mistura de etanol à gasolina e a desoneração do etanol por meio do PIS/COFINS na distribuição´, forem anunciadas.

Segundo a Unica, o reajuste anunciado na terça-feira (29) é positivo no curto prazo, ´mas não substitui ou elimina a importância de medidas mais amplas, voltadas para o longo prazo, que permitam uma retomada de investimentos na expansão do setor sucroenergético´. Tal retomada, ainda de acordo com a Unica, depende de ´regras estáveis e previsíveis para a formação dos preços dos combustíveis no mercado doméstico´ e do ´reconhecimento dos amplos benefícios de ordem econômica, social e ambiental, gerados pela produção e o uso em larga escala do etanol no Brasil´.

O reajuste de 6,6% no preço da gasolina e de 5,4% no do óleo diesel foi autorizado na terça-feira (29) pelo governo. Desde a 0h desta quarta-feira o valor do combustível nas refinarias da Petrobrás já conta com incremento, mas não inclui os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail