Etanol: Exportação

Usinas do PR obtêm registro para exportar etanol à Califórnia


Valor Econômico - 20 nov 2012 - 08:59

Três usinas produtoras de etanol do Paraná obtiveram registro completo do Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia (CARB), órgão ambiental do estado norte-americano. O registro significa que essas unidades industriais comprovaram que conseguem produzir e transportar o etanol de cana-de-açúcar com níveis de recuperação de carbono acima dos níveis padrão de registro geral no CARB e na Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês).

As usinas paranaenses com registro completo são a Nova Produtiva, do município de Astorga, a Ivaté, localizada em município de mesmo nome, e usina Tapejara, localizada em Tapajara.

Com esse diferencial de registro completo no CARB, afirma o diretor da CPA Trading, Ayrton Carlos Berg Júnior, as unidades industriais conseguirão exportar etanol com um prêmio sob os preços negociados no mercado americano.

Há 150 unidades industriais do Centro-Sul com registro no EPA para exportar etanol. Com registro geral no CARB são 80 unidades, entre as quais as três paranaenses com registro completo.

Fabiana Batista