BASF
Etanol: Exportação

UE exclui etanol e carne de oferta de acordo comercial com Mercosul


Agence France-Presse - 11 mai 2016 - 14:24

A União Europeia (UE) e o Mercosul trocaram ofertas tarifárias nesta quarta-feira (11) para negociar um acordo de livre comércio, do qual foram excluídos alguns produtos sensíveis para o bloco europeu.

"Esta é a primeira troca de ofertas, desde 2004, e um passo importante para fazer avançar o processo de negociação", indicaram as partes em comunicado.

"Como esperado, ninguém ficou completamente satisfeito", disse à agência de notícias AFP uma fonte do Mercosul. Carne bovina e etanol, dois produtos importantes para o bloco sul-americano, foram deixados de fora da oferta da UE, que não ofereceu quotas. Essa questão ficou para ser definida "no futuro", acrescentou a fonte.

A UE e o Mercosul vão "analisar ofertas" e voltarão a se reunir antes do verão (inverno, no hemisfério Sul).

Esta troca foi adiada diversas vezes desde 2014 e nas últimas semanas foi questionada pela relutância de países europeus em incluir produtos agrícolas "sensíveis" na oferta. O setor passa por uma grave crise.

"Os dois lados mantêm seu total compromisso nessa negociação, com a perspectiva de grandes benefícios econômicos e políticos (...) de um acordo ambicioso e equilibrado", acrescentou o comunicado.

A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström escreveu em um tuíte: "Intercâmbio de ofertas hoje entre a UE e o Mercosul. Primeiro passo para retomar nossas negociações comerciais. Importante econômica, política e culturalmente".