BASF
Etanol: Exportação

Bunge embarca volume recorde de etanol hidratado pelo Porto de Paranaguá


Agência Estado - 18 ago 2016 - 14:48 - Última atualização em: 18 ago 2016 - 17:01

A Bunge Brasil exportou 41.600 metros cúbicos de etanol hidratado em um único navio pelo Porto de Paranaguá (PR) em junho, maior operação de exportação de etanol realizada até hoje pela empresa no País e recorde para o Porto de Paranaguá, informou em nota a empresa.

Desde 2009, o porto não registrava um carregamento desse volume do produto, correspondente a 900 caminhões tanque de etanol. O navio seguiu para o mercado indiano e lá o biocombustível será usado na produção de químicos, composição de tintas, concreto e fertilizantes.

"Trata-se de uma operação complexa, que envolve alinhamento com parceiros, desde a saída do produto das usinas, passando pela organização do fluxo de caminhões tanque, até o carregamento do etanol no navio, cuidando para que não ocorra atrasos e consequente impacto nos custos”, explica Ricardo Carvalho, diretor comercial de Açúcar & Bionergia da Bunge Brasil.

O produto embarcado foi produzido pelas usinas da Bunge em Moema, Guariroba e Ouroeste, no interior de São Paulo. "Boa parte do etanol fabricado nas usinas da Bunge no Brasil é comercializado no mercado interno; a exportação só acontece quando há uma janela de oportunidade, que foi o caso desta operação", disse Carvalho no comunicado.

Segundo o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, o porto acumulou recordes consecutivos de movimentação nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, registrando inclusive o maior volume de produtos já carregados no período de seis meses.

"Os números expressam investimentos que  aumentaram em 33% a produtividade do Porto de Paranaguá neste ano. Alguns produtos alavancaram a movimentação de cargas neste primeiro semestre e a exportação de etanol foi um deles", destacou  Dividino.

O produto utilizado nessa operação foi produzido pelas usinas da Bunge em Moema, Guariroba e Ouroeste, localizadas no interior de São Paulo, e a quantidade exportada corresponde a 900 caminhões tanques. 

Com texto adicional da Bunge