PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Etanol: Exportação

Brasil deve ter exportações recordes de etanol para Europa em 2022, diz S&P Global


Reuters - 19 set 2022 - 18:52

O Brasil deve bater recorde de exportações de etanol para a Europa neste ano, com o embarque de mais de 600 milhões de litros do biocombustível, com o país encontrando melhor mercado no exterior do que internamente, segundo análise da S&P Global Commodity Insights fornecida à Reuters.

Além disso, o preço do combustível E10 (gasolina com 10% de etanol) comparado com o preço mais alto da gasolina na bomba levou ao aumento da demanda este ano nos principais países consumidores, como Alemanha, Reino Unido e Suécia.

O último recorde registrado pelo Brasil nas exportações para o continente foi em 2010, quando o país comercializou 477 milhões de litros, disse a analista sênior de biocombustíveis da S&P, Beatriz Pupo, autora o relatório.

Neste ano, as exportações acumuladas para a Europa entre janeiro e agosto totalizaram 427 milhões de litros, volume 435% maior que o do mesmo período de 2021. Só em agosto, foram enviados 119 milhões de litros, o maior resultado mensal em 2022.

A agência avalia que esse crescimento, registrado desde junho, é uma resposta do setor sucroenergético à redução dos impostos sobre os combustíveis e à queda dos preços domésticos do etanol, à medida que o biocombustível recua para acompanhar também as reduções da gasolina, feitas pela Petrobras

Segundo a S&P, no entanto, a previsão pode esbarrar em dificuldades de armazenamento do etanol no centro comercial Amsterdã-Roterdã-Antuérpia.

“Como resultado das altas importações, os níveis de estoque no centro comercial Amsterdã-Roterdã-Antuérpia aumentaram, pois os níveis de água extremamente baixos no rio Reno interromperam o transporte de barcaças”, disse Pupo.

Rafaella Barros


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x