Etanol: Exportação

Bolsonaro confirma viagem à Índia no fim de janeiro

Há expectativa de que os mercados de feijão, etanol e carne de aves sejam tratados no encontro; ministra Tereza Cristina ainda não confirmou a ida ao país


Canal Rural - 09 jan 2020 - 15:19

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vai à Índia ainda neste mês para tentar ampliar o comércio com o país. A informação foi confirmada pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, nesta quarta-feira, 8. Até o momento a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, não foi confirmada.

“Em seguida, nós vamos à Índia. Aí sim uma programação praticamente confirmada, onde o presidente participará das comemorações do aniversário daquela república”, diz Barros.

Bolsonaro é convidado especial para as comemorações do Dia da República da Índia, celebrado em 26 de janeiro. O presidente deve chegar ao país no dia 24 ou 25, e retornar no dia 28, mas a programação oficial da viagem ainda está sendo elaborada.

Em dezembro, a ministra Tereza Cristina havia dito que a parceria na produção de etanol seria um dos temas tratados. “Um dos pedidos do primeiro-ministro [Narendra Modi] quando esteve aqui [na reunião de Cúpula do Brics] foi tratar de bioenergia”, disse a ministra na época.

Há expectativa de que o mercado brasileiro de feijão também seja um dos assuntos abordados. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders, empresários do setor foram convidados para a viagem. “Devemos tratar sobre como podemos atender a demanda indiana por feijões, que é crescente”, disse ele.

Outro tema é a perspectiva de venda de carne de aves para os indianos, que abriram o mercado para os produtos brasileiros. Em 2019, a Índia consumiu cerca de 5 milhões de toneladas de carne.