Etanol: Mercado

Demanda fraca inibe venda de etanol


Folha.com - 07 nov 2014 - 09:18

O mercado de etanol, que vem tendo os preços achatados pela falta de reajuste nos da gasolina, passa a ter um novo complicador.

A demanda por combustíveis não reage, devido ao ritmo menor da economia, e até a gasolina cai de preços.

A paridade nos preços do etanol, em relação aos da gasolina, recuou para 64,6% nesta semana e, mesmo assim, parte dos consumidores continua fiel à gasolina.

Dados da Fipe também confirmam a vantagem do etanol em relação à gasolina -que deve aumentar após o reajuste anunciado pela Petrobras nesta quinta (6).

demanda fraca

Pesquisa na instituição em São Paulo aponta que no final de outubro o etanol tinha o preço mais favorável em relação à gasolina desde o mesmo período de 2009.

Essa queda da paridade deveria ser maior ainda se o repasse do recuo dos preços do etanol hidratado nas últimas semanas nas usinas já tivesse chegado ao consumidor.

As próprias usinas sentem a demanda menor de combustível. As vendas de outubro permaneceram nos patamares dos meses anteriores.

Este seria o período para uma reação do consumo do etanol, uma vez que a partir do final deste mês e início do próximo o setor começa a entrar na entressafra. A oferta de etanol cai e os preços sobem.

Mauro Zafalon


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x