PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Etanol: Mercado

Esta é uma boa hora para investir em etanol, diz BTG Pactual


Exame - 06 out 2015 - 08:11

Para o banco BTG Pactual está na hora de olhar para dois setores sempre rejeitados pelos investidores: etanol e açúcar.

“Nós reiteramos nossa visão que vem desde o começo do ano: o ciclo está se aproximando de um ponto de virada e tanto as ações de etanol quanto açúcar têm as melhores perspectivas de preços”, diz um relatório publicado pelo banco no último domingo (04).

Para os analistas que assinam o relatório, Thiago Duarte e Jose Luis Rizzardo, três ações do setor representam um ótimo investimento: Cosan (preço alvo 31 reais), São Martinho (preço alvo 55 reais) e Adecoagro (preço alvo 12 dólares), listada na bolsa de Nova York (NYSE).

Etanol

Segundo os analistas, a demanda por etanol aumentou 22% nos últimos 8 meses, liderada pela procura do etanol hidratado, que acumula uma alta de 41% no período.

“Consumidores estão respondendo rapidamente ao melhor custo do etanol em comparação com a gasolina em vários estados brasileiros”, afirmam os analistas.

Apesar da alta na procura, os preços ainda não subiram em conformidade porque os estoques permaneceram bem elevados durante toda a temporada entressafra e só agora começam a normalizar.

“Nossa visão é que não haverá produção suficiente de etanol com a alta procura e nós calculamos que os preços vão subir (em dois dígitos) antes do fim da safra. E se nós acertarmos o fato de que o governo vai aumentar o Cide sobre a gasolina, então os preços da perspectiva a médio prazo podem ficar ainda melhores", afirmam os analistas.

Açúcar

O Brasil é o formador de preço tanto no mercado de etanol quanto no de açúcar. Para o BTG, o preço de um afeta, no médio prazo, o abastecimento do outro, já que ambos são derivados da cana de açúcar.

"No caso do açúcar a queda do mercado está prestes a acabar. A produção global de açúcar deve, em breve, deixar de atender a demanda, gerando déficit já em 2016 e um maior em 2017. Então, qualquer tendência ascendente nos preços do etanol deverá desencadear rapidamente um aumento dos preços do açúcar", explica o banco.

Letícia Toledo


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x