Às vésperas da entressafra, estoques de etanol do Centro-Sul sobem 1,2% na quinzena
A despeito da alta quinzenal, volume nos tanques das usinas está 5,5% abaixo do registrado um ano antes
Embora muitas usinas de etanol do Centro-Sul já tenham encerrado as atividades da safra 2022/23, a quantidade de etanol disponível nos tanques aumentou 1,2% na primeira quinzena de novembro, ou 111,12 milhões de litros, chegando a 9,52 bilhões de litros.
Mesmo com esta elevação, o volume está 5,5% abaixo do contabilizado um ano antes, quando as usinas possuíam 10,08 bilhões de litros.
Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol do país, as variações são mais acentuadas: a elevação quinzenal foi de 3,4%, enquanto a queda na comparação anual foi de 9,4%. Em 16 de novembro, o volume nos tanques era de 4,89 bilhões de litros.
Os dados atualizados foram divulgados na última sexta-feira, 2, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Hidratado
Apesar disso, a quantidade de etanol hidratado armazenada está 2,4% acima da registrada há um ano, indicando uma mudança na estratégia das companhias.
Apesar disso, os estoques de etanol hidratado registraram uma diminuição de 0,9% ante a posição no começo do mês, indo a 5,48 bilhões de litros. Em relação a um ano atrás, a queda é de 2,1%.
O movimento reflete a estratégia das usinas de priorizar a fabricação de anidro em detrimento do hidratado, uma vez que o biocombustível não é considerado competitivo nos postos e tem perdido participação de mercado
Em São Paulo, os estoques de hidratado somavam 2,49 bilhões de litros em 16 de novembro, alta quinzenal de 0,8% e queda anual de 11,3%.
Anidro
Desta forma, o aumento observado na posição geral dos estoques se concentrou nos tanques de etanol anidro. Ao final da quinzena, as usinas armazenavam 4,04 bilhões de litros – alta de 4,2% em relação ao começo do mês, mas queda de 9,9% no ano.
De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), as usinas do Centro-Sul fabricaram 671 milhões de litros de anidro na quinzena. Desta forma, a elevação de 162,44 milhões de litros na armazenagem é equivalente a 24,2% da produção no período.
Em São Paulo, os estoques de anidro totalizavam 2,4 bilhões de litros em 16 de novembro, alta quinzenal de 6,1% e queda anual de 7,4%.
NovaCana DATA (exclusivo assinantes)
Renata Bossle – NovaCana